sexta-feira, 20 de maio de 2011

Testando a Corretora Gradual

Com a guerra de preços das corretoras, a Gradual saiu na frente e cobra apenas R$10 por mês pelo pacote Direct, que inclui custódia e ordens ilimitadas na Bovespa.

Testando a corretora há 3 semanas, tendo a devida condescendência tanto pelo baixo preço cobrado, quanto por uma suposta explosão de nº de clientes sem que a corretora tivesse tempo para se adaptar, a conclusão é uma só: DEZ REAIS NÃO É BARATO.

 * O serviço, para quem faz DT ou mesmo para quem faz lançamento coberto, não atende. A custódia não atualizou corretamente no período testado.

* Os funcionários, na maioria das vezes em que precisei ligar, são lentos e em alguns casos muito mal preparados. A impressão que tive em duas ligações foi de estar conversando sobre Bolsa de Valores com algum atendente de um açougue ou de loja de tintas, por exemplo, tamanho o despreparo e até desconhecimento de termos simples sobre lançamento de opções.

 Em termos de lentidão?  Faça o teste: liga pra lá e fala que quer vender uma opção. Se repetirem o procedimento que tiveram comigo, você vai ouvir "Um minuto por favor", depois de uns 2 ou 3 minutos vão te atender e depois ainda vão te transferir para a mesa. Sem condições, não é mesmo?

* O home broker tem uma funcionalidade interessante, chamada de Trader Box. Você adiciona os papéis que está operando e, clicando em um deles, o sistema mostra o livro de ofertas, a negociação e já preenche a boleta de compra ou venda simultaneamente. No entanto, se quiser alterar a oferta, o programa se enrola: às vezes precisa deletar os números, às vezes tem que digitar por cima, é uma confusão. É um negócio tão esquisito, que até para explicar é difícil. Isso atrasa demais a negociação e, se o sujeito estiver fazendo DT e tiver dependendo de praticidade, pode esperar o ferro.

* Ainda falando sobre home broker, a lentidão do sistema impressiona. A Ágora, a Link, até a TOV (por incrível que pareça) parecem ser de 1º mundo comparando a velocidade delas à velocidade do HB da Gradual. Você clica em enviar a ordem e aguarda seguramente uns 5 ou mais segundos para que a ordem apareça no book. Acompanhando por uma plataforma profissional e comparando as corretoras citadas, a diferença é gritante. A Gradual precisa melhorar muito para ficar ruim. Hoje eu diria que nesse aspecto ela é péssima. Nessas 3 semanas de testes, o sistema só travou mesmo 1 vez. Mas travou.

* Para finalizar, não tem margem nem alavancagem. Ou seja, quem é trader profissional fica impossibilitado de operar na Gradual nesse pacote Direct. E quem é investidor e observar uma oportunidade de mercado para uma compra, independente do tamanho de sua carteira na corretora não vai contar com nenhuma margem para comprar e depois disso providenciar a transferência de recurso para a corretora.

Conclusão: A Gradual se mostra competitiva (campeã) em termos de custos para aquele cliente que não opera sempre e não precisa de um sistema veloz e de atualização tempestiva. No entanto, para traders ou para o investidor mais ativo ou lançador coberto, a Gradual não é, atualmente, uma corretora que atenda. Para estes, os dez reais do plano Direct pode custar bem mais caro no final das contas.

3 comentários:

tarcisio disse...

SOU UM CLIENTE DA GRADUAL E REALMENTE CADA CASO É UM CASO,NO MEU ELA ATENDE AS EXPECTATIVAS,CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE A BOLSA DO JEITO QUE ESTA NÃO TEM CORRETORA QUE DÊ JEITO RSRSRSRSRSRSRSR

roberto villela disse...

fala super chapa... ..cade o email reluzente da pagina ?...sumiu....
te pediram grana ?
recebeu pacotes de documentos ?
solicitaram auxilio psicologico?
pediram foto com sua bela namorada ?
ufa...ainda bem que meu amigo hilario tirou aquele trem da agonia....

e vc continua mandando muito bem !!!!!!
quanto a corretora a agora é a pior bosta que existe....analises para os donos... e nao para os clientes...ladrao39...deveria se chamar...kkkkk

eu reentrei como kiddolares...pensando em maio de 2008....vou wdlm11....e alguns mico tiros,,,



abs

Hermenegildo Chapuleta disse...

É verdade Tarcísio, cada caso é um caso.
A priori, não existe corretora ruim, né? Existe é perfil de cliente e possibilidades da corretora...

Será?
Hehe


Grande Villela

O email tá no final dos posts, lá embaixo. Se quiser entrar em contato, tá as ordens...

Abçs