sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carta aberta à Sra. Fernanda de Lima - sócia e Presidente da Corretora Gradual




  "Fernanda de Lima disse...




Caro Sr. Anônimo,

Meu nome é Fernanda de Lima e sou sócia e Presidente da Gradual, e como tal me sinto obrigada a esclarecer algumas das informações equivocadas que você veiculou neste “blog”. A 1ª delas diz respeito ao fato de que não é possível deixar o plano Direct. Isso não é verdade, a adesão ao Premium é compulsória para quem quiser continuar operando conosco. Quem não quiser, tem seu plano automaticamente cancelado.

Outra informação que não foi mencionada e merece destaque, porque foi isso que motivou a cobrança. A nova plataforma permite alavancagem intraday. Nenhuma corretora oferece esta ferramenta gratuitamente! Apesar disso, em respeito ao cliente que aderiu ao Gradual Direct mantivemos a isenção de corretagem até a 5ª ordem.
E para isso nos baseamos na análise do perfil dos clientes do Gradual Direct: apenas 1% dos usuários colocam mais do que 3 ordens.

Em resumo, para a maioria absoluta, nada mudou em termos de custos. Mas, a plataforma disponível é mais completa e dá acesso a ferramenta de alavancagem sem custo!

Atenciosamente
Por isso, gostaria de muito educadamente rebater algumas informações, postando em seguida o "print screen" das provas, pois talvez seus funcionários não estejam a informando com exatidão. Vamos por tópicos:


1 . "A 1ª delas diz respeito ao fato de que não é possível deixar o plano Direct. Isso não é verdade, a adesão ao Premium é compulsória para quem quiser continuar operando conosco. Quem não quiser, tem seu plano automaticamente cancelado."




a => Esta sua informação seria verdade se a transição tivesse sido informada com antecedência, através de um email claro. Aliás, se fosse eu sócio de qualquer empresa jamais permitiria que alguém da minha equipe elaborasse um comunicado tão leviano aos meus clientes. Isso, na minha opinião, foi de uma falta de ética tremenda e até de desrespeito à inteligência dos clientes (sejam eles 1% ou 100%). 


b => Qualquer OTA (Ordem de transferência de ações) demora ao menos uns 7 dias, que é o tempo para reconhecer firma e enviar para a corretora pelos correios. Portanto, qualquer cliente que não zerasse suas posições a toque de caixa, no pregão de sexta-feira, passaria para o plano "Premium".


c=> Para encerrar este tópico, não foi eu que disse que o cliente era obrigado a aderir ao plano "Premim" e sim seu funcionário Gilmar. Eu liguei para o atendimento e ele me disse claramente que o plano "premium" não era uma opção ao "direct" e sim uma substituição. Argumentei que eu não queria, que precisava de um tempo para zerar minhas posições e sair da corretora e ele me falou as ordens a partir de 2ª-feria já seriam pelo plano "premium".




PS: A coisa foi feita tão às pressas que a equipe de tecnologia sequer teve tempo de programar o sistema para só cobrar as corretagens a partir da 6ª ordem no mês. Daí tanta reclamação de clientes e o sobrecarregamento do sistema de atendimento da corretora para tentar resolver os inúmeros contatos, ligações e pedidos para devolução de corretagem.




2. "Outra informação que não foi mencionada e merece destaque, porque foi isso que motivou a cobrança. A nova plataforma permite alavancagem intraday. Nenhuma corretora oferece esta ferramenta gratuitamente! "


=> Nesta informação a senhora está correta. Realmente não mencionei a situação da alavancagem simplesmente porque não pedi por isso e não me interessa este serviço da Gradual. Outras corretoras que opero oferecem alavancagem com ordem muito mais barata, com home broker muito mais estável e com atendimento muito melhor.  






3. "Apesar disso, em respeito ao cliente que aderiu ao Gradual Direct mantivemos a isenção de corretagem até a 5ª ordem."


Não me leve a mal, mas se há uma coisa que eu nunca vi na Gradual é respeito.
Eu era cliente da Mirae onde pagava 29,00 e operava sem limites. Quando a Gradual lançou o "Direct" a 10,00 eu me mudei. Agora, nem tico nem taco. Como eu cancelei o plano na Mirae confiando na Gradual, agora eu não tenho mais este plano sem corretagens. E a senhora ainda tem a coragem de falar em respeito?






4." E para isso nos baseamos na análise do perfil dos clientes do Gradual Direct: apenas 1% dos usuários colocam mais do que 3 ordens. 

Em resumo, para a maioria absoluta, nada mudou em termos de custos. Mas, a plataforma disponível é mais completa e dá acesso a ferramenta de alavancagem sem custo! "


Essa conta não está batendo. Se apenas 1% dos clientes colocam mais de 3 ordens, temos que:
    a. 99% que colocam menos de 3 ordens
                  - pagavam 10,00/mês e passarão a pagar ZERO.

    b. 1% que colocam mais de 3 ordens: estes com certeza não estavam na Gradual pela qualidade e pelo atendimento. Portanto, a tendência é operarem na TOV, na MyCap, entre outras, pela metade do preço.
                  - pagavam 10,00/mês e agora vão sair da Gradual e vão pagar ZERO.
  

Para a Gradual antes: 10,00 por cliente x N clientes = 10N reais por mês.
Agora: ZERO + ZERO = ZERO. 
Era melhor ter deixado como estava.

De qualquer forma, agradeço mais uma vez a atenção dispensada e tentativa de explicar o inexplicável a este humilde blog, que como disse, tem a única intenção de informar o pequeno investidor pessoa física com a verdade.

33 comentários:

azevedo.vh disse...

Caro Chapa,

Preferiria "aplicar" meu $ em corrida de cachorro.

Economia sob uma visão crítica. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Economia sob uma visão crítica. disse...

É isso aí. Essas corretoras instáveis e desrespeitosas têm que ser criticadas mesmo. Se o cliente fez um contrato pagando só custódia de 10 reais, que seja respeitado! E convenhamos, a única vantagem da gradual era essa, corretagem baixa, quero ver agora como vão sustentar os clientes.

Anônimo disse...

Ele não é anonimo nao. Ele é o Mister H. Chapuleta.

Anônimo disse...

pessoal a LEROSA ta dando um banho, são sérios, leais.

eu opero lá, falo direto com o seu LEROSA.

vamos para lá!

Anônimo disse...

MATEMÁTICA PERFEITA!!!

Brilhante.......não como negar que a histórina da Sra. Gradual não bate nada com nada.....

Qué dize intão que 99% não vai pagar nada por mês:
HHHHÁÁÁÁ, PEGADINHA DO MALANDRO!!!

lucasaks disse...

Valeu pelas informação blog bolsa feliz. Estava criando uma conta na corretora, estava na metade do processo, mas assim que vi sua primeira postagem falando sobre aumentar o preço da corretagem, fiquei com o pé atrás e decidi cancelar a adesão. Continue assim mostrando seu ponto de vista e não se deixando intimidar por um ou outro comentário maldoso, pois saiba que ao seu lado estão 300.000 seguidores que prezam pela boa crítica.


Abraços e sucesso!
Continue asssim, somente dessa maneira vamos para frente.

Anônimo disse...

Io sono un italiano, è stato quello di investire in modo graduale, ma dopo aver visto il sito allegramente parlando il brodo a poco a poco è riuscito a evitare il peggio.

Grazie borsa felice!

QUIBE disse...

Hidrate o trigo de quibe e reserve, bata no liquidificador a cebola o alho a hortelã. Tempere a carne moída com o molho batido no liquidificador, coloque sal à gosto um pouco de manjericão, e noz-moscada.

Em uma bacia grande coloque a carne e o trigo de quibe, misture bem e acerte o tempero se necessário, unte um refratário de tamanho médio com azeite, corte em pedaços e coloque mais azeite. Em forno pré-aquecido por mais ou menos 10 minutos. Tempo de forno 35 a 40 minutos.

Guilherme disse...

Só uma correção quanto ao ZERO mencionado:

Observe que no informativo consta:
Taxa de corretagem: 5 ordens/mês grátis.
A partir da 6ª, R$10,00/ordem.
Isenção de Taxa de Custódia de R$10 após execução da 1ª ordem.

Logo, a taxa de custódia "permanece". Quem opera menos de 0 a 5 vezes no mês, paga R$10,00.
Já quem opera mais que isso, recebe a facada de R$10,00 por ordem.

Eu faço parte dos 99% ali mencionados, que operam menos de 5 vezes ao mês, porém, mesmo continuando tão "vantajoso" quanto antes, me senti profundamente desrespeitado pela corretora e pretendo mudar.

E ah, como sempre, parabéns pelo blog :)

JuLu Moda Infantil disse...

E outra coisa pessoal, me cobraram corretagem indevidamente, falei com o Rafael no chat. Sabe o que o cara me respondeu!!!. isso pq o meu dinheiro que é meu, preciso esperar o 5º (quinto) dia útil para reaver o meu dinheiro...
Sabe o que é isso? Roubo, se a cobrança foi indevida, pq esperar 5 dias uteis. O Estorno deveria ser imediato.

E agora pretendo ficar liquido para migrar para Mirae. Pelo menos 2,90 por ordem e tem um HB que funcione é melhor que ter 5 ordens free e um HB que não funciona.

Jucinei.

Hermenegildo Chapuleta disse...

Guilherme

Quando um texto dá margem a diversas interpretações, é pq é ruim mesmo ou o redator quer ser ambíguo. Mas não acho ser esse o caso no trecho em questão. Se não vejamos:

Taxa de corretagem: 5 ordens/mês grátis.
A partir da 6ª, R$10,00/ordem.
Isenção de Taxa de Custódia de R$10 após execução da 1ª ordem.

=> A 1ª ordem é grátis. A 2ª, 3ª, 4ª e 5ª ordens também são grátis.
Certo?

=> ISENÇÃO de taxa de custódia de R$10,00 após execução da 1ª ordem.
É isso que tá escrito. Portanto, a 1ª ordem é grátis. Se eu executar uma única ordem no mês, não pago custódia, estou isento da taxa. Certo?

=> A partir da 5ª ordem grátis, todas as outras são cobradas 10,00 por ordem. Certo?

=> Portanto, em português claro o que está escrito é que paga custódia quem não operar pelo menos uma vez no mês. Ou seja, só paga custódia contas sem movimentação.

Vamos aguardar...

gradual disse...

gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual
gradual, gradual, gradual, gradual

Guilherme disse...

Chapuleta,

É bem por aí mesmo...de um jeito ou de outro, eles recebem pelo menos R$10,00 de cada cliente...

Mas uma coisa é certa: a forma como os clientes foram tratados foi claramente desrespeitosa, a tal ponto que, mesmo não mudando os valores que eu pago mensalmente, trocarei de corretora.

Abraço

Anônimo disse...

Está fácil para a Gradual resolver este problema. Basta mandar emails para os clientes, reconhecendo o erro cometido e oferecendo aos clientes antigos a possibilidade de retornar ao plano Direct.

Anônimo disse...

Chapuleta matou a cobra e mostrou o pau neste caso da gradual.

Agora que a gradual se juntou ao ME da Empiricus espere somente enrolação e fumo redobrado juntamente com a a indicação de compra da inep4... kkk

Calzone Mifod D'quattro disse...

GRADUAL E ME, a parceria que dará certo.

olha o FUNDO DO ME desmontando 38% no ano.

comprado em inep3 e 4, hrt, ecod e hype.

é uma bomba caseira!

Anônimo disse...

ENGRAÇADO QUE ESSE POST NINGUEM DA GRADUAL VEIO CONTESTAR. DIANTE DE FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS.

Comentário excluído disse...

Esta postagem foi removida pelo autor.

Maikos Chefias disse...

piloto do ME na TV empiricus
gentem, olhem lá tá hilário!


http://www.youtube.com/watch?v=2Qep6nTziuI

Economia sob uma visão crítica. disse...

Esse ME é uma piada! Eu fico me perguntando se ainda há investidores comprando esses serviços da empiricus. A casa caiu pra mim faz tempo. Não conseguem acertar um call!
Mandaram comprar OGX a 20, HRT a 1500, INEP a não sei quanto...

Anônimo disse...

Era melhor ela ter ficado quieta !
Ponto final
Pra mim serve muito bem o novo plano!!!! (só espero não ser esfaqueado pelas costas com uma outra mudança para pior)
Nem vou entrar no mérito se foi bom ou ruim ou justo ou sei la o que para os demais clientes ,pois nao vai mudar nada ,não quero me preocupar com o problema dos outros e tenho que me contentar e me procupar somente com a minha dura realidade de pequeno investidor(se tivesse dinheiro grande não ia sair da gradual ia logo sair da bolsa brasileira e ir pra outro pais onde não existe tanta maluquice ) !!!

Não quero falar do passado só o presente me interessa e o meu problema atual é que o home broker ta bem ruim meu pc tem procesador 1.5mhz, 1gb de ram ,256 de video e roda tudo em slow motion pior que uma carroça ( o antigo homebroker rodava melhor),além de lento o home broker cobra tudo que é taxa não tem nada gratis pelo homebroker ,to com medo de comprar ou vender e ver meu dinheiro ser evaporado em meio a confusao de compra e vende ,porra então se vão mudar que mudem direito e façam uma coisa que funcione como o prometido ,ou avisem que ta em fase experimental ,com problema ou que ninguem ai sabe mexer nessa porra !!!!!

Anônimo disse...

Eu duvido que seja apenas 1% que enviam acima de 5 ordens por mês. Que prove com relatórios endossados pela CVM então.

Não faz sentido algum a corretora manchar sua imagem, desrespeitar todos os seus clientes pra aumentar os custos para apenas esses 1%.

E pra mim o HB mudou pra pior. O que já era ruim, ficou horroroso. Alavancagem intraday com um HB instável desses é loucura.

Se a Gradual nao voltar atras com o plano direct, eu vou zerar minha custodia e mudar pra TOV. Todos devemos fazer isso, cobrar esta mudanca da Gradual. Vamos dar um prazo de um mes, se nao fizerem nada ficarao com meia duzia de clientes que operam ate 5 vezes ao mes.

Cliente nao pode ser tratado como trouxa e ficar calado. Ou a Gradual volta atras e conserta esta cagada que fizeram, ou sera menos um otario operando com eles.

Anônimo disse...

mudar da gradual para a tov é a mesma coisa que mudar do peido para a merda...

Valentim Terra, o Rei das Blue Chips disse...

PARABÉNS CHAPULETA!!!

É isso aí, temos que reclamar mesmo.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
mudar da gradual para a tov é a mesma coisa que mudar do peido para a merda...


É VERDADE. MAS O PEIDO CUSTA 10,00. A MERDA CUSTA 5,00.

Tokú Ku Namao disse...

seinão, eu tô na talarico e não me arrependo.

mas eu gosto de operar o nikei

Anônimo disse...

Não existe desculpa para se cobrar por alavancagem...

Na XP podemos alavancar em até 6 x, e não cobramos a mais por isso.

Além do que, quem quiser operar pela nossa ferramenta, o XP Pro, também não paga a mais por isso.
Att.
atendimento@wiseinvest.com.br

Paulo disse...

Além de todas mazelas de se investir na bolsa ainda a gente tem que se incomodar com intermediários (corretoras) que em vez de facilitar ,bagunçam a vida do investidor ,é dose viu!!!!!!!!!

Anônimo disse...

XP, LARGA DE SER MENTIROSO! ESTA ALAVANCAGEM DE 6X É NO INTRADAY.

SE DORMIR ALAVANCADO TÁ USANDO A CONTA MARGEM E VAI PAGAR 4% AO MÊS MAIS IOF.

AGORA ME DIGA, QUEM É O DOIDO QUE VAI SE ALAVANCAR 6X NO INTRADAY?

Anônimo disse...

Em momento nenhum faltamos com a verdade...

Alavancagem de 6x é no intraday mesmo.
Se quiser alavancar por um período maior, e não quiser utilizar margem, pode fazer termo, que sai a 0,60% por 21 dias.
Ou pode comprar opções, ou pode fazer long x short, ou pode comprar/vender indice.

Existem diversas maneiras de alavancar...

Marcos disse...

Também fui enganado pela Gradual e,pior, estou sem poder sair! O motivo? Duplicaram uma ordem de compra minha da pdgr3, como se eu tivesse comprado, passaram-se mais de dez dias e nada de resolverem. Não posso fazer compras com a totalidade do meu dinheiro, pois estou "no vermelho" com a compra em duplicidade. Desrespeito que vai parar na justiça no meu caso. A pequenas causas aqui de fortaleza. Façam o mesmo.

Justiça disse...

É...acho que a Sra " Herdeira" Braga de Lima deveria pensar um pouco mais nas suas atitudes, ela parece um rato, sem expressão, age rasteiramente, comendo pelas beiradas, escondida! Ratos, me desculpem a comparação. Sabe o que ela queria fazer...inflar e vender, mas quem vai comprar uma empresa que só da prejuizo.
Campanha: XP salve a Gradual.