quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Revista EXAME sobre corretoras: Gradual é destaque negativo

Matéria da revista Exame revela o que os leitores do blog  e os clientes da corretorazinha Gradual já sabiam há tempos: a corretora Gradual foi destaque negativo absoluto em 2011.


São Paulo – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou, nesta segunda-feira, oBoletim de Atendimento ao Público referente ao segundo semestre de 2011, com as instituições que mais sofreram processos no período e os principais motivos de reclamações dos investidores. Desta vez, o ranking levou em conta também as instituições de forma isolada, separadas dos conglomerados bancários a que pertencem, o que permite um recorte mais preciso.
ColocaçãoInstituiçãoNº de processos no 2º semestre de 2011%Nº de processos de julho de 2009 a julho de 2011%
1Gradual254,62221,04


...
As nove instituições que ocupam as cinco primeiras posições entre as mais reclamadas acumulam 140 dos 541 processos abertos no período, cerca de um quarto do total. São levadas em conta apenas as reclamações que motivam abertura de processo administrativo, ou seja, quando a questão levada pelo investidor à CVM não for solucionada diretamente com a instituição. Isso porque, assim como ocorre com reclamações feitas aos Procons, as instituições têm chance de resolver o problema antes que seja aberto de fato um processo.


...

Outro lado
Gradual Investimentos, corretora que concentrou maior número de reclamações isoladamente, declarou em nota que fez uma análise crítica rigorosa de todas as reclamações recebidas via SAC, Ouvidoria e CVM de forma a rever seus processos internos e aperfeiçoá-los, o que acarretou inclusive no descredenciamento de alguns agentes autônomos que não estavam cumprindo com decisões normativas.
A instituição atribui o grande número de processos ao fato de ter sido a corretora que mais lançou novos produtos em 2011 (“é normal que o número de reclamações cresça devido às dúvidas”) e também ao fato de ter lançado uma versão mais atualizada de seu home broker, desativando o plano comercial que atendia a plataforma antiga, “mudança que gerou insatisfação de alguns clientes”.


Clique aqui para ler a matéria completa no site da EXAME.

Comento: A corretora Gradual é disparada a pior corretora da bolsa hoje.
Por diversas razões:
1) Lança produtos e, após captar os clientes, volta atrás e retira os produtos do mercado.
2) Desrespeita os clientes, lançando novas tarifas que antes não existiam.
3) Enche a caixa de emails dos clientes com spams, que vão desde a oferta de seguros, passando por "briguinhas" públicas com agentes autônomos de investimentos, até cínicos comunicados que está alterando produtos e taxando clientes, "atendendo a pedidos".
4) Dificulta a execução de ordens no HB, para obrigar o cliente a operar pela mesa de operações (e pagar um absurdo por isso). Certa vez não consegui zerar uma venda coberta pelo HB. Ligando pra mesa, me disseram que era assim mesmo, que era pra forçar os clientes a operar pela mesa, pagando tabela Bovespa. Impressionante.
5) Cometem erros de cobranças seguidamente nas notas de corretagem. Curiosamente, esses erros são sempre prejudicando o cliente. Ou seja, se não ficar esperto e conferir, a Gradual sempre mete a mão boba na grana do cliente incauto.

Tem mais, muito mais, mas acho que as razões acima elencadas já são suficientes para explicar mais uma vez porque o blog recomenda veemente aos leitores e amigos que mantenham distância dessa corretorazinha chamada Gradual.






5 comentários:

Saimon_Rijo disse...

...é isso ai, mete o pau na querida!

ricksp disse...

Chapu tem algum papel (pode ser mais e um tb ) que vc considere a grande pechincha da bolsa? Grato.

Economia sob uma visão crítica. disse...

é horrível mesmo!!

Futuro milionário disse...

Porra cara, desculpa mas é tão absurdo que eu tive que rir com o post

inacreditavel

"é assim mesmo. é pra vcs pagarem tabela bovespa" vc falando com o cara ao telefone hahaha

ricksp disse...

Tem um cara da gradual torrando meu saquinho p/ ir p/ la, eu ate ia jogar um trocado la p/ o corretor sossegar, mas diante de tudo que li estou fora. valeu chapu.