sábado, 29 de setembro de 2012

TRPL4 - quase 40% de alta em 2 semanas

TRPL4 Semanal

O tombo foi grande, mas a recuperação (pra quem entrou abaixo de 30,00) foi rápida. Pena que essa rapidez (volatilidade) impede a gente de montar a posição ideal. Mas uns lotinhos já estão dando alegria...

Ibov abaixo de 60k pontos de novo

Ibov diário

O Ibovespa fechou a semana abaixo de 60k pontos. O OBV mergulhou nos últimos pregões, assim como o IFR. A média de 10 períodos, obviamente, já inclinou pra baixo como reflexo dos últimos pregões.
E daí?
É compra!!!

Dos papéis que acompanho, segue os destaques semanais na tabelinha abaixo:

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BBAS3 caindo 6%

BBAS3 Diário

Após um belíssimo desempenho das ações do Banco do Brasil nos últimos 2 meses, a mãozinha do Governo ajuda a sacanear os papéis.

Segue a razão da queda:

Em nova 'cruzada', governo decide cortar tarifas do BB

ü  O Banco do Brasil (BB) anuncia hoje a redução de um grupo de sete tarifas cujos valores foram reajustados no início do ano.
ü  O corte atende a uma decisão do Ministério da Fazenda, que pretende forçar os bancos privados, a partir do exemplo do BB, a também diminuir suas tarifas.
ü  A medida dá início a uma nova cruzada do governo para forçar a redução dos custos financeiros.
ü  Em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dirigentes do BB alegaram que não corrigiam suas tarifas desde 2008.
ü  O banco explicou que os reajustes, em alguns casos, não chegaram a repor a inflação do período.
ü  Mantega argumentou, por sua vez, que este não é o melhor momento para elevar tarifas.
ü  O governo desconfia que os bancos aumentaram suas tarifas depois que foram obrigados a reduzir os spreads bancários.
ü  Mesmo reconhecendo que o BB não fez isso - as tarifas foram aumentadas em janeiro, antes do início da queda dos spreads -, o Ministério da Fazenda acredita que o movimento do BB obrigará os bancos privados a seguir o mesmo caminho, uma vez que o banco estatal passará a oferecer vantagens, em termos de custos, para seus clientes.

Fonte: Rico

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Olha que legal: renda variável VARIA

Pra quem achou que a bolsa só caia, um pouquinho de reação gera uma constatação surpreendente:

Bolsa de valores, como renda variável, VARIA.

Uns dias cai, mas outros dias sobe. Interessante, não?

PS: Agora compra, pq só para nos 100k.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como perder 4 anos de trabalho em 3 semanas

TRPL4 semanal

Quem acompanha o mercado de ações há 4 anos ou mais, viveu ou assistiu aquilo que se desenhou nas bolsas mundiais com a quebra do Lehman Brothers.
Pânico e derretimento de tudo. Na época, a TRPL4 desabou durante aquelas semanas 30%. Foi o que o papel caiu só hoje.

De 2008 até 3 semanas atrás, Transmissão Paulista se comportou muito bem: dividendos generosos e uma boa valorização. Descontados os dividendos a alta do papel foi de 120% nos 4 anos.

Porém, toda a valorização desses 4 últimos anos foi por água abaixo em 3 semanas. 

Mesmo com o atual estado hiper-mega-sobrevendido, nada indica que estamos perto de um fundo.

Várias casas já rebaixaram o papel de compra pra venda. Os preços-alvo estão sob revisão. Só pra se ter uma idéia, o Citi que mandava COMPRAR e tinha preço-alvo para o papel em 62,00, já refez suas projeções. Agora manda VENDER e projeta o preço-alvo em míseros 20,50. Ou seja, dá pra cair mais 30% até o alvo.

Olho vivo. É nas tempestades que surgem as grandes oportunidades.

Banco do Brasil Ex-JSCP


R$ 0,28582070473 por ação - Juros sobre capital próprio

Situação de alguns papeis: Ibov, Usim5, Bbas3, Trpl4, Pdgr3

 Ibov diario

Nestes últimos dias o volume tem aumentado e o ânimo dos investidores parece estar melhor. O índice se encontra agora na resistência entre 59,5 e 60k.
Média exponencial de 10 períodos ascendente, assim como o OBV e o IFR de 9 períodos.


==============================
 BBAS3 diário

Banco do Brasil ON tem dado alegrias. Após bater em 17,9x, mínima do ano, o papel reagiu e a alta já é de 40% nos últimos 40 pregões.
Inadimplência controlada, dividendos religiosamente pagos, P/L e P/VPA entre os melhores do setor bancário. Mesmo com a alta das últimas semanas.

==================================
 USIM5 diário

O cenário para siderurgia continua desafiador, com excesso de oferta no mercado internacional e com arrefecimento do crescimento industrial.
De qualquer forma, o papel reagiu legal com as medidas protecionistas anunciadas semana passada e a alta já é de 80% nos últimos 34 pregões.
IFR9 em 80 e os candles afastados das médias de 10 e 21, além de trabalhando fora das bandas de Bollinger, denuncia o estado sobrecomprado do papel, o que pode jogar alguma água no chopp dos mais afoitos e imediatistas.

==============================================
 TRPL4 Diário

Quem disse que as queridinhas não tem seus dias de tristeza?
O setor elétrico até então vinha performando maravilhosamente bem nos últimos anos, com algumas empresas tendo registrado altas de 100% em 12 meses enquanto o Ibov só se ferrava e patinava.
Agora, com a interferência do Governo e as exigências para renovação das concessões, tudo indica que as perdas de rentabilidade das empresas será considerável.
Com isso, quem ficará prejudicado é o tal do dividendo, menina dos olhos e principal atrativo destas empresas para grande parte dos investidores em busca de alguma defensividade.
O jeito é esperar a acomodação do mercado e uma melhor digestão de quão importante será as medidas anunciadas nos resultados das empresas e na distribuição de dividendos.

Falando de TRPL4 dá pra se ter uma idéia de como o setor está reagindo. A queda foi vertical e nada indica que estamos próximos a um fundo. O fundo de 2011 já foi atingido.

====================================================
PDGR3 diário

Pra encerrar, PDG tem médias ascendentes, mas agarrou abaixo dos 4,00 que tá danado. Fica o gráfico dela aí pra contemplação.