Dividendos

Em cenário de incertezas, os investidores que gostam de renda variável costumam migrar daquelas ações mais agressivas para ações boas pagadoras de dividendos. Historicamente, destacam-se nesse grupo as empresas de energia elétrica e as telefônicas, pois possuem boa previsibilidade de caixa, baixa necessidade de investimentos (em geral), além de contar com reajustes normalmente indexados à inflação.

*****************

Sabe a diferença de pay-out para dividend yield?

Pay-out é a taxa de distribuição do lucro da empresa para os acionistas na forma de dividendos ou juros sobre o capital próprio. De acordo com a legislação em vigor, exige-se que seja distribuído, no mínimo, 25% do lucro líquido, após algumas deduções legais.
Por meio do Pay-out é possível ter uma idéia de quão bem os lucros da companhia suportam os pagamentos de dividendos. Empresas mais maduras tendem a ter um Pay-out maior, enquanto que empresas em crescimento provavelmente irão reter mais lucros para investir na própria instituição, pagando assim dividendos menores ou nenhum dividendo.

Em resumo, Pay-out = Dividendo pago por Ação(%)/Lucro por Ação


Dividend Yield é a relação entre o dividendo (dividendos e/ou juros sobre o capital própriopor ação de uma empresa e o preço dessa mesma ação. Quanto maior for o Dividend Yield, melhor será o resultado da empresa ou mais vantajosa será sua política de distribuição de lucros aos acionistas.
Um aspecto a ser ressaltado é o seguinte: o Dividend Yield é o resultado de uma fração (dividendo pago / preço da ação), então o investidor deve ser cauteloso na hora de avaliá-lo.

Em resumo, Dividend Yield = Dividendo pago por Ação (%)/Preço da Ação 


Abaixo uma tabelinha com os maiores Dividendos e maiores Pay-outs do mercado:

*Tabela feita em maio de 2011.
*****************
Ações mais recomendadas nas carteiras de dividendos


Normalmente de companhias com geração de caixa menos volátil, baixos níveis de endividamento e pouca necessidade de investimentos, o que acaba favorecendo uma maior distribuição de dividendos


São ações que em momentos de rali de alta da bolsa brasileira, espera-se que a carteira tenha uma valorização mais moderada. Por outro lado, em tempos de queda nos mercados, a lista de ações poderá ter uma rentabilidade mais favorável.


Algumas das mais indicadas por corretoras:


AES Tietê (GETI4Transmissão Paulista (TRPL4) Coelce (COCE5) Eletropaulo (ELPL4) Eternit (ETER3Cielo (CIEL3) Light (LIGT3) Tractebel (TBLE3) Vivo (VIVO4).
E ainda: Brasil Telecom (BRTO4), Cemig (CMIG4), CPFL Energia (CPFE3), Copel (CPLE6), Eletrobras (ELET6), Equatorial (EQTL3), Grendene (GRND3), Itaú Unibanco (ITUB4), Redecard (RDCD3), Sulamérica (SULA11), Telemar Norte Leste (TMAR5), Telemar ON (TNLP3) e Telemar PN (TNLP4).

*****************

=> Tem muita gente que reclama que o valor dos proventos é descontado da ação no dia que ela fica "ex". Leia uma explicação sobre isso, clicando aqui.