sexta-feira, 16 de março de 2012

Fechamento semanal: siderúrgicas em destaque positivo. E mais: análises de JBSS3 e FJTA4

Ibov semanal

Em semana atípica, teve dia que o Ibov subiu mais de 3%, sendo a maior alta do índice em um único dia este ano. Porém, no fechamento semanal, o Ibov exibiu uma alta não tão vigorosa, de +1,47%. Não está ruim não, já que estamos acima de 67 mil pontos, mesmo com o mundo passando por graves problemas econômicos.
Destaque muito positivo para as ações da USIMINAS, que subiram mais de 12% na semana. Dizem as más línguas que a alta deveu-se ao rebaixamento da empresa por uma destas agências de classificação de risco. "Se eles mandam comprar, pode vender. Se eles mandam vender, pode comprar que o papel nunca mais cai". Gente maldosa essa, né?
Deixando a brincadeira de lado, há rumores de que a companhia fará desinvestimentos no segmento automotivo e mecânico.

"Alta alavancagem
O mercado vê como benéfica  a possível venda dos ativos, por causa do processo de alavancagem pelo qual a Usiminas vem passando para financiar suas operações com minério de ferro. A empresa pretende elevar suas margens aproveitando a produção da commodity para o segmento de siderurgia, bem como para exportar o excedente.
Ela objetiva, atualmente, uma maior eficiência  na operação, cortando custos ao diversificar a origem dos insumos utilizados para fabricar o aço, por exemplo. Em teleconferência na semana passada, a nova diretoria já disse que sinergias da entrada da argentina Ternium no bloco de controle devem auxiliar neste sentido.
Segundo informações da Agência Estado, a venda das áreas mecânica e automotiva trariam R$ 2,5 bilhões ao caixa da companhia, auxiliando na posição já forte de R$ 5,2 bilhões alcançada no fim do ano passado. Com o mercado de aço plano não conseguindo reajustes relevantes de preço - que podem vir no segundo semestre -, a mineração tem auxiliado nos resultados da Usiminas."
Fonte: Infomoney

Das ações que costumamos acompanhar, seguem os destaques negativos e positivos: 


================================================================
 JBSS3 Diário

Atendendo ao pedido do Saimon, aí está o gráfico de JBSS3.
O papel vem em belíssima tendência de alta desde seu fundo em 3,47 há 150 dias. De lá pra cá, a alta foi de quase 150%. É quase 1,5% de alta, todo dia, há 105 pregões (dias úteis).

Resistências em 8,50*8,90*9,70*10,60*11,00.
Suportes em 7,91*7,57*7,00.

Em termos de fundamentos, embora o P/VPA não esteja alto (1,2), chama a atenção o P/L negativo.
Para quem gosta das análises das equipes de reseach, o  preço-alvo para o papel é:
Banco do Brasil: 5,60
Ágora/Bradesco: 5,20
Santander: 6,50
Concórdia: 6,74
Ou seja, diferente do que estamos acostumados a ver, que é upside de 50%, 100%, o preço-alvo do papel segundo essas instituições tem "upside negativo".


=================================================================
FJTA4 Diário

Já são mais de 19:30h e eu tenho que sair, portanto vou apenas destacar que o papel ainda está no meio do caminho entre a máxima e a mínima do ano passado. Na minha opinião, mesmo com essa alta safada de 60% desde o fundo, o papel ainda tá barato.

Acha aí na Bolsa um papel que negocia abaixo de seu VPA (=> P/VPA < 1), com P/L abaixo de 8 e que ainda tem Dividendos de 6%.

Abraços e até semana que vem.
Ah, então compra!!!

4 comentários:

Saimon_Rijo disse...

eai chapu...

Esse ibov ta com cara de buscar TH..

Q blza esses graficos, mostrando que quando a empresa tem "algum valor" o mercado bate bate e num piscar de olhos ela volta com tudo, dai o mercado recomenda e o papel so serve pra limpar a B**** hihihihi valeu pelas analises!

Anônimo disse...

Ola amigo! Seu blog é fantástico. Já adicionei o seu no meu blog roll. Se quiser adicionar meu blog na seu blog roll fique a vontade.

camaleaofaminto.blogspot.com.br

Soluções Anti-crise! disse...

Olá!
Adoro o teu blog, já o sigo! Gostava que passasses no meu e o seguisses também, aproveita e dá uma vista de olhos no texto Just Been Paid e aproveita os 10 dólares que te dão ao fazeres o registo, lê tudo no meu blog!
Este sistema paga 2% ao dia! Isso mesmo… 2% ao dia!
E podes começar já sem teres de investir dinheiro do teu bolso!
Regista-te agora e recebe 10 dólares para testares o sistema, e começar a ganhar!
Vê este video onde é tudo explicado:
http://www.youtube.com/watch?v=Bw07UtWmbaQ
Para mais informações e para te registares visita o meu blog e vem conhecer o sistema que anda a tirar o sono a tanta gente! :)
Espero por ti!
Até já*

Saimon_Rijo disse...

e o post semanal? ta de ferias?