segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BBAS3, PETR4, VALE5, POMO4, ETER3 e CPLE6

Diego disse...
Chapuleta, por favor gostaria da sua opinião sobre alguns papeis. Tive a sorte de zerar minha carteira acima dos 60 mil pontos porque achava que a crise seria mais aguda, estilo 2008, mas parece que a velocidade da queda diminuiu e não queria estar sem minha carteira em caso de virada da tendência. Os papéis que eu tinha era BBAS3, PETR4, VALE5, POMO4, ETER3 e CPLE6. Tinha outras porcarias na carteira também, mas não me interessa me reposicionar de novo nelas. Acha que está na hora de recomprar? Obrigado e parabens pelo trabalho no blog.



23 de outubro de 2011 13:11


Diego, inicialmente queria te dizer que gosto de todos ativos que vc citou. Se a sua estratégia fosse COMPRAS MENSAIS PARA UMA CARTEIRA DE LONGO PRAZO, eu diria que na minha opinião vc poderia aproveitar a queda deste ano para ir comprando estes papéis sem medo.

No entanto, me parece que o seu negócio é Market Timing. Isso é dificílimo acertar. Não depende muito de fundamentos e sim de fluxo. Portanto, considerando que uns 30% do mercado opera baseado em gráficos, vamos deixar os fundamentos de lado e vejamos os gráficos MENSAIS destes ativos.


 BBAS3 Mensal

Considerando o fundo de 2008 ao último topo e considerando os números de Fibonacci para "tentar" identificar os potenciais de correção, vemos que o papel corrigiu apenas até a 1ª retração. No auge da crise o fundo do papel foi a 8,88. Portanto, em caso de quebradeira, de correria, de recrudescimento da crise, o papel pode chegar lá facilmente. Se vc resolver comprar tudo de BBAS3 agora, vc ainda pode assistir uma perda de mais de 60% do seu capital.

Não se esqueça: o papel caiu bem desde os 32,79, mas pra quem vem comprando o papel há 10 anos (dizem que bolsa é longo prazo, né) ainda é só alegria. De 2002 pra cá o papel continua com uma alta de mais de 2000% (não que isso vá se repetir, o que quero dizer que tem gente ainda no lucro e pode querer realizar).

RESUMINDO: Pode ser a hora de comprar? Pode. Ninguém sabe! Mas que há muito espaço pra cair, não resta dúvidas.
Vou postar os outros gráficos. Basta raciocinar de maneira análoga ao apresentado acima. Depois disso, você pode decidir se é hora de pegar todo seu capital pra montar posição.


 PETR4 Mensal


 VALE5 Diário


 POMO4 Mensal


 ETER3 Mensal


CPLE6 Mensal

Qualquer dúvida, é só postar que mais tarde eu tento responder ou complementar alguma explicação.
Abraços

6 comentários:

Diego disse...

Obrigado Mestre. Vou comprar 1/3. O resto vou deixar na renda fixa mesmo, por enquanto.

Anônimo disse...

Chapuleta, fala mal da Gradual aí. Tava divertido. ;).

Hermenegildo Chapuleta disse...

Olá Diego. De nada, disponha.

Olá Anônimo. Não tenho mais nada pra falar a respeito da Gradual. Pra mim, este assunto está encerrado. E a conta lá também.
Abçs

Moreira disse...

Era mais ou menos isso que eu queria dizer, mas sem essa excelência!!! Nós temos que agradecer e prezar esse blog, pois é excelente.
Meus agradecimentos!

Anônimo disse...

Excelente postagem. Realista sem ser pessimista. Parabens.

noob disse...

Fale sobre a fibr3 por favor (pode escrever amanhã qdo sai o resultado).

PS: eu acho q a petr4 não cai mais não. Acho que não passa o mínimo lá do final de 2008 (qdo bateu uns 18,5)