quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fibria: fraco resultado faz analistas ressaltarem pouca atratividade das ações

Por: Equipe InfoMoney.com.br
SÃO PAULO - O resultado da Fibria (FIBR3) divulgado nesta quarta-feira (26) chamou a atenção para a pouca atratividade das ações da companhia - ao menos no curto prazo, lembram analistas. O foco das análises esteve no forte prejuízo de R$ 1,114 bilhão que foi resultado não apenas do efeito contábil da desvalorização do real frente ao dólar na sua dívida líquida, como também da piora operacional, ressaltam Leonardo Zanfelício, da Concórdia e Leonardo Alves, da Link Investimentos.
"As perspectivas não são tão animadoras para a companhia em nossa opinião, pois o seu principal mercado, Europa, está passando por um momento muito difícil", afirma Zanfelício. Isso, juntamente com a desaceleração da economia chinesa, deverá fazer com que o preço da celulose continue em queda no mercado internacional, o que prejudica o desempenho da companhia.
"Para o quarto trimestre, os preços continuam em queda forte", lembra Alves. Contudo, a desvalorização do real frente ao dólar deverá colaborar para que a empresa sofra menos com essa notícia. "O dólar médio do período será maior, o que poderá compensar o movimento de queda", destaca.
Boas notícias ofuscadas por endividamento
Essa não é a única boa notícia do balança, chama a atenção Alves. "A empresa registrou um Ebitda (geração operacional de caixa) acima das nossas expectivas, principalmente devido a melhoras operacionais, nos custos e nas despesas de vendas", afirma. A manutenção dos volumes também é lembrada positivamente pelo analista, já que isso passa segurança, mesmo em momentos de crise. 
Embora esse fatores devam ser recorrentes, eles são diminuídos por conta do avanço do endividamento. "Por conta do impacto do dólar no balanço, a dívida líquida da empresa alcançou R$ 9,5 bilhões. Com isso, o endividamento líquido sobre o Ebtida subiu de 3,2 vezes para 4,2", destaca Alves. Isso deverá fazer o mercado ficar cauteloso a respeito da companhia, trazendo risco aos papéis da Fibria. Esse risco também é lembrado por Zanfelicio, que não recomenda as ações para o curto prazo. 

Um comentário:

Noob disse...

Desisti dessa. Tem coisa muito melhor mesmo.