terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CIEL3 - Análise

CIEL3 Semanal

Sem dúvida nenhuma CIEL3 é um dos raros exemplos de papéis em franca tendência de alta há tempos no Ibov. Pelo gráfico semanal dá até pra se assustar como o papel praticamente operou somente acima da média móvel exponencial de 10 períodos. Em um ano onde o ferro se fez presente no índice e na maioria dos papéis.

Além de estar negociando acima da região das suas máximas históricas, o papel não cansa de empurrar a banda de Bollinger superior cada vez mais pra cima. E isso durante todo 2011. Mais força do que isso? Tá difícil encontrar na Bolsa.

E os fundamentos?

=> A despeito das incertezas quanto ao fim da hegemonia de Cielo (antiga Visanet) e Redecard com o fim recente da fidelidade das maquininhas etc, não se viu perda de território das grandes do setor.
=> Cielo continua líder absoluta do mercado, com 56,7% .
=> Redecard está em 2º lugar, com 41,2%.
=> O volume financeiro de transações cresce de 15% a 18% ao ano.

Os números de CIEL3 são os seguintes:
P/VPA = 23
P/L = 16
Dividend Yeld= 5%
EV/ Ebitda = 13


Os números de RDCD3 são os seguintes:
P/VPA = 18
P/L = 16
Dividend Yeld= 5,8%
EV/ Ebitda = 17

Da minha parte, graficamente não entraria em nenhuma das duas. E em termos de fundamentos, CIEL3 até pode ser uma boa opção, se seu objetivo na Bolsa for:
* estar posicionado em uma empresa que entrega resultados e é líder em seu setor de atuação
* paga bons dividendos
* preserva seu capital.

5 comentários:

Saimon_Rijo disse...

...boa chapuleta bela analise, realmente ciel3 ta esticada, mas pelos fundamentos a tendencia é esticar mais, assim como ambv4 que nao para de romper seu TH, para formar patrimonio é uma bela empresa.

Tiago Hieroglifo disse...

Primeiramente muito obrigado pela postagem Chapuleta. Solicitei CIEL, porque um amigo, que não conhece p**** nenhuma de ações comprou 10K desta bagaça e veio me perguntar o que eu achava. Coitado dele achando que eu saberia dizer se aquilo foi bom e o porque. Mas quando dei uma olhada nos dados fundamentais, mesmo sendo uma ameba no mundo das ações, fiquei assustado com o P/L e o p/VPA. Só havia me agradado a situação financeira da empresa, que quase não possui divida. Enfim, você esclareceu as dúvidas. Vou pedir para ele dar uma olhada no que você escreveu, e avisar para ele vender URGENTE!!!!!!!! :)

Abraço!

Luiz disse...

Cara. Eu tenho 3k na ciel3 sendo que é pelo fundo bradesco fia Cielo.

Estou a um mês e até agora obtive mais rentabilidade do que meu CDB com 11k no mesmo período.

Acho que a empresa está em tendência de alta e o setor espera bons resultados.

Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

bom dia amigos.
voces recomendan entrar no BRADESCO FIA CIELO agora? vejo que continua com tendecia a alta.
abracos
jaime