terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CIEL3 - Análise

CIEL3 Semanal

Sem dúvida nenhuma CIEL3 é um dos raros exemplos de papéis em franca tendência de alta há tempos no Ibov. Pelo gráfico semanal dá até pra se assustar como o papel praticamente operou somente acima da média móvel exponencial de 10 períodos. Em um ano onde o ferro se fez presente no índice e na maioria dos papéis.

Além de estar negociando acima da região das suas máximas históricas, o papel não cansa de empurrar a banda de Bollinger superior cada vez mais pra cima. E isso durante todo 2011. Mais força do que isso? Tá difícil encontrar na Bolsa.

E os fundamentos?

=> A despeito das incertezas quanto ao fim da hegemonia de Cielo (antiga Visanet) e Redecard com o fim recente da fidelidade das maquininhas etc, não se viu perda de território das grandes do setor.
=> Cielo continua líder absoluta do mercado, com 56,7% .
=> Redecard está em 2º lugar, com 41,2%.
=> O volume financeiro de transações cresce de 15% a 18% ao ano.

Os números de CIEL3 são os seguintes:
P/VPA = 23
P/L = 16
Dividend Yeld= 5%
EV/ Ebitda = 13


Os números de RDCD3 são os seguintes:
P/VPA = 18
P/L = 16
Dividend Yeld= 5,8%
EV/ Ebitda = 17

Da minha parte, graficamente não entraria em nenhuma das duas. E em termos de fundamentos, CIEL3 até pode ser uma boa opção, se seu objetivo na Bolsa for:
* estar posicionado em uma empresa que entrega resultados e é líder em seu setor de atuação
* paga bons dividendos
* preserva seu capital.

5 comentários:

Saimon_Rijo disse...

...boa chapuleta bela analise, realmente ciel3 ta esticada, mas pelos fundamentos a tendencia é esticar mais, assim como ambv4 que nao para de romper seu TH, para formar patrimonio é uma bela empresa.

Tiago Herculano disse...

Primeiramente muito obrigado pela postagem Chapuleta. Solicitei CIEL, porque um amigo, que não conhece p**** nenhuma de ações comprou 10K desta bagaça e veio me perguntar o que eu achava. Coitado dele achando que eu saberia dizer se aquilo foi bom e o porque. Mas quando dei uma olhada nos dados fundamentais, mesmo sendo uma ameba no mundo das ações, fiquei assustado com o P/L e o p/VPA. Só havia me agradado a situação financeira da empresa, que quase não possui divida. Enfim, você esclareceu as dúvidas. Vou pedir para ele dar uma olhada no que você escreveu, e avisar para ele vender URGENTE!!!!!!!! :)

Abraço!

Luiz disse...

Cara. Eu tenho 3k na ciel3 sendo que é pelo fundo bradesco fia Cielo.

Estou a um mês e até agora obtive mais rentabilidade do que meu CDB com 11k no mesmo período.

Acho que a empresa está em tendência de alta e o setor espera bons resultados.

Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Antuñano disse...

bom dia amigos.
voces recomendan entrar no BRADESCO FIA CIELO agora? vejo que continua com tendecia a alta.
abracos
jaime