terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FJTA4: é hora de embolsar o lucro? Na minha opinião, NÃO!

FJTA4 Diário

Olá amigos. Tenho viajado um pouco neste início de ano, o que tem me feito ficar um pouco longe das postagens. Mas continuo acompanhando o mercado e vou respondendo, na medida do possível, algumas perguntas que recebo no email ou aqui no blog.

Portanto, vou tentar  responder ao colega que perguntou sobre alvo de Taurus nos comentários do último post.

Um investidor que não tem o costume de acompanhar a empresa Taurus pode se espantar com o desempenho de suas ações no ano: FJTA3 = +56% e FJTA4 = +42%.

Essas subidas muito rápidas deixam a gente meio confuso. Será que é hora de botar o lucro no bolso? Será que sobe mais?

Então vamos tentar raciocinar um pouco:
1 - Graficamente, considerando apenas os últimos 12 meses, vemos que FJTA4 ainda nem atingiu a retração de 50% de todo o movimento de queda desde a máxima em 3,00, nessa recuperação.

2 - Se considerarmos o Valor Patrimonial  da empresa, a cotação da ação ainda está abaixo. Ou seja, temos um raro caso de relação P/VPA < 1.

3 - Se considerarmos que a empresa deu lucro de R$0,29 (considerando o último balanço em 3T11), a empresa exibe uma invejável relação P/L = 7,29.

4 - A empresa ainda se coloca como um case digno de carteiras defensivas boas pagadoras de dividendos. O Yield estava em 8%, mas reduziu um pouco. Mesmo com essa alta toda deste início de ano: Dividend Yield = 6,3%

5 - Retorno sobre patrimônio líquido = 12,6% . Tem muita empresa aí, inclusive muitos bancos, que não conseguiram este nível de retorno.

Por tudo isso e mais alguma coisa, na minha humilde opinião ainda não é a hora para os investidores em valor se desfazerem de suas ações. Nesses níveis, talvez ainda seja a hora é de encher o carrinho.
Eu particularmente sigo comprado, dentro da minha estratégia, devidamente diversificada.

2 comentários:

Saimon_Rijo disse...

Eai chapuleta, realmente essa está dando o que falar, voce saberia passar mais informacoes a respeito de onde vem os lucros e as dividas que a empresa tem? Pois esse papel ja foi cansado de ser dito aqui no seu blog e acumulacao mesmo estava abaixo de 2 estou querendo ver valor nessa empresa mas empresa que mee com armas de fogo nao vejo futuro no brasil, vamos guerriar contra quem?

Julio disse...

Opa Chapu, obrigado pela resposta mais detalhada. Realmente os números da empresa são muito bons. E respondendo ao Saimon, o que posso dizer? Vamos guerrear contra nós mesmos hehe
Infelizmente arma de fogo não mata só na guerra. E se não me engano a Taurus fornece para a PM. E fabrica tb capacetes para motociclistas.

abs