sexta-feira, 15 de abril de 2011

BRTO4 - alta de uns 30% em 5 semanas

Ontem passei o dia fora, mas respondo hoje.
Respondendo a um email recebido ontem, em que o amigo pergunta sobre BRTO4 e pede para comentar a estratégia de compra sugerida em um fórum de mercado, a seguir:

"BRTO4 Produz bandeira de alta. Chama atenção. Monto uma posição parcial."


BRTO4 semanal

Quem acompanha mercado desde o ano passado (veja bem, estou falando pra quem entrou "ontem" no mercado. Nem é pra macaco velho de bolsa não) deve lembrar da queda forte de BRTO4 no início do ano passado.

Tudo que era fórum mandava se afastar do papel. Mandava até vender, em alguns casos.

Eu, que quanto mais passa o tempo, mais eu sei que de Bolsa eu nada sei (conversa do Patropi?), montei uma posição (pequena). Já tinha uma posição maior em TNLP4, então não quis mergulhar com vontade.
Na época postei muito sobre BRTO e suas notícias apocalípticas. Mas olhando o VPA, o P/L, o ROE, o endividamento, achei que valia a pena correr o risco.

Tudo bem que o papel demorou para dar algum resultado. Num primeiro momento deu até calor, é verdade. Mas o resultado veio. Ou seja, mesmo para aqueles que compraram logo depois da queda forte, há 1 ano, estão com um lucro de 40%. Em um ano, 40% não pode ser considerado nada desprezível.

Hoje ainda acho que o papel vai mais, mas me surpreendo quando um colega me manda um email perguntando sobre compra. Agora é que é pra comprar???
CUIDADO!!!
Não estou dizendo especificamente para BRTO, que até formou um belo padrão gráfico chamado "Mastro-Bandeira" na periodicidade diária e tende a buscar mais uns 4% no curto. É para a Bolsa como um todo.
Esses traders que mandam comprar agora, que estão montando posição neste momento, após 30% de alta em 5 semanas, tem um estilo de operar muito dinâmico, rápido. Os objetivos são curtos e normalmente têm muita disciplina: cai um pouco ele estopa a posição. Um trader como este normalmente jamais esperaria um ano para ganhar 40%. É perfil de quem prefere pular de papel em papel, ganhando 5% em um, perdendo 3% em outro, ganha mais 1,5% em outro, perde mais 4% num outro, e por aí vai. Perde no trade, recupera vendendo curso, vendendo livro, ou com corretagem de clientes e por aí vai.

Veja bem: não estou falando de ninguém em particular, não sei nem qual corretora que indicou este trade. Estamos apenas trocando uma idéia aqui.
Não estou aqui pra ensinar ninguem a operar. Sinceramente não tenho essa pretensão. Mas como fui perguntado, me acho no dever de postar um gráfico como este acima para que cada um reflita por si mesmo. De tempos em tempos aparece uma nova BRTO4 dando sopa, querendo dar 40 , 50 ou 100% em um ano ou 2 anos. Até quando vamos nos contentar em ganhar 4% de vez em quando, operando feito loucos e expondo nosso capital a riscos relativamente altos em razão do potencial de lucro?

Pra não perder o costume, então compra!!!

Nenhum comentário: