quarta-feira, 13 de abril de 2011

Respondendo a uma pergunta sobre USIMINAS




Blogger ricksp disse...


usim5 ta abraçada com o capeta hein chapu,ta qse abaixo dovalor patrimonial e ai entao compra?:)


abraços
13 de abril de 2011 14:09
Excluir

*** 


USIMINAS PN Semanal

Quando o papel tá sendo negociado a 2 ou 3 vezes seu Valor Patrimonial, quando o P/L tá maior que 30 ou 40, a euforia ofusca os incautos e, justamente pelo sentimento de otimismo dominante, neguinho entra comprando até o talo. Depois, quando o incauto acorda, muitas das vezes o seu papel derreteu e pra ele só sobrou o talo.
Às vezes, o incauto segura o papel. "Vai voltar", pensa ele. Ele segura o papel numa queda de 30, 40 ou 50%. O papel passa semanas em baixa. Depois disso, o papel reage. Na primeira alta de 10 ou 15% o incauto AFOITO vende. Em seguida, vê o papel subir mais 50%.
Será que é essa a forma correta de operar?
Ou será que a forma mais correta é seguir as dicas das corretoras? Algumas já mandam mensagens no próprio HB: "Compra X. Vende em tanto, estopa em tanto." Ganhou? 5%. Perdeu? 3%. E vamo que vamo, gerando corretagem e girando a carteira feito um perú tonto em véspera de Natal.
Há várias formas de operar. 
Será que todas dão dinheiro?
E se dão dinheiro, será que é pra nós? Quem ganha com o pânico? E quem ganha com a euforia? Quem ganha com o "vende e compra" desenfreado de ações?

Agora, é hora de comprar determinado papel? É hora de vender? Cada um que tire suas conclusões, dentro da maneira de cada um operar e dentro do prazo operacional de cada um.

4 comentários:

ricksp disse...

Eh eu perguntei e na verdade ja estou comprando aos poucos, qdo ng quer o papel e a empresa eh boa geralmente eu quero rs. Sempre operei na contra mao do panico. :)

Icelandman disse...

Enquanto isso..


Negativo, que dizer positivo, -4,19%

E KEPL3 superando o IBOV de longe...

Mas, falando sério, o setor siderúrgico como um todo vem penando pela concorrência com os importados + superoferta mundial. Só esqueceram que não há um substituto eficiente para o aço e que as siderurgias não vão acabar.

Pelo volume da queda de USIM5 e pela região de sobrevendido a mesma irá repicar, mas a tendência de baixa (ou mesmo esse lenga-lenga que já dura um ano)irá continuar.

Vou esperar até a região de 16,9x para ver se compro alguma coisa.

Por fim: não há dúvidas de que o papel está muito, muito barato e quem comprar agora, em um futuro (03-05 anos) vai ter só alegria!!

Hermenegildo Chapuleta disse...

Boaaa

Quanto à Positivo, eu tenho um pouco. Acho q nem vou dormir direito com essas quedas, hehe

GGBR3 tb tenho.

Agora, na outra ponta, minhas TNLP4 que só deram tristeza em 2010, agora estão que é uma alegria só, hehe.

roberto villela disse...

fala chapasauninhaleta !!!

apos 5 meses fora da bolsa vou comprar algumas usi perto de 18....
e outras coisinhas tb

37% neg em 12 meses é a hora...

abs

e parabens pelo otimo blog