quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"ATENÇÃO!"

Acabei de receber um email de um amigo, perguntando o que eu achava sobre a opinião de um analista, que disse que o Ibov tem grandes chances de buscar os 8k pontos.

Esse amigo se mostrou bastante preocupado e está pensando em vender tudo, assumindo prejuízo em várias posições, pois falou que o analista é um cara sério, um grafista conceituado.

Minha resposta: siga a estratégia anteriormente planejada e NÃO ENTRA NESSA!!! Faça seus investimentos com os pés no chão e esqueça o que este "analista" do apocalipse está dizendo. A bolsa brasileira tem espaço para mais quedas? Claro que tem.  Bolsa no curto prazo se resume a uma palavrinha de 5 letras:

FLUXO *

Pode até ser que alguém tenha que vender (estrangeiros, brasileiros alavancados etc). O sujeito que se vê obrigado a vender, tem que entregar a qualquer preço. Mas não entra nessa que a ação é um "pisca-pisca" sem nenhuma correlação com o mundo real, por que não é.

Se as empresas estiverem muito depreciadas, tem gente antenada que vende até a mãe e compra essas empresas. Depois da valorização das mesmas, o sujeito revende a empresa e recompra a mãe, embolsando um belo lucro.

Portanto, muita calma meus amigos e amigas. Nunca antes na história deste planeta a Bolsa enfrentou uma queda que não tenha sido superada posteriormente por uma alta.

Bolsa é longo prazo (obviamente que tem que saber escolher os ativos)!!! Não entra nessa de que haverá uma ruptura do sistema mundial e um colapso do planeta. Toda crise é a mesma ladainha: "Dessa vez a coisa é séria", "Não sobrará pedra sobre pedra", "1929 vai ser fichinha diante do que vamos passar", etc etc etc.

Agora, se vc quiser comprar na euforia e vender no pânico, é contigo mesmo. Boa sorte!!!


 *  O "Seu" Valdemar tinha uma importância na poupança e, ouvindo de um filho de um "cumpadre", sujeito estudado, as maravilhas da bolsa (normalmente isso acontece no topo ou perto dele), resolveu transferir o dinheiro da poupança para um fundo de ações. 


Quando o gestor recebe na conta do fundo esse dinheiro, NÃO INTERESSA A QUANTOS MILHÕES DE  PONTOS ESTÁ O IBOV: ele tem que comprar ações.


Depois de uns meses, a bolsa começa a cair e o "Seu" Valdemar vê o saldo dele minguar no fundo de ações. Além disso, escuta a televisão falar que foi o pior dia da bolsa, a pior semana e  pior ano. Ouve que o Obama tá comprando fiado e o Sarkozy teve que cancelar as férias. 


No dia seguinte o que faz o "Seu" Valdemar?Vai na maquininha do banco (caixa eletrônico) e resgata o dinheiro do fundo.


Nesse momento, NÃO INTERESSA PREÇO E NEM A QUALIDADE DAS EMPRESAS QUE O GESTOR ESCOLHEU PARA A CARTEIRA, NEM INTERESSA SE O IBOV ESTÁ A 50 MIL PONTOS: ELE TEM QUE VENDER, por que em D+4 o dinheiro tem que estar na conta do "Seu" Valdemar.





Um comentário:

ricksp disse...

Isso ai chapu, tem q valorizar a véia!! vender no topo e recomprar no fundo :P