segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SUZB5 - OCOI?

SUZB5 Diário

Falamos recentemente de um trade positivo em FIBRIA. Hoje vamos postar o gráfico de SUZANO.

Então compra?


Em tempo:

Notícias sobre o Setor Celulose

·         Cenário de incerteza traz riscos para investimentos de US$ 20 bi no Brasil
ü  A deterioração do cenário econômico internacional, com destaque para a crise de dívida soberana na Europa, e o limitado fôlego financeiro das maiores companhias brasileiras de celulose e papel neste momento, em razão de amarras relacionadas ao nível de alavancagem, fizeram aumentar as incertezas sobre a execução de projetos de novas fábricas já anunciados para o Brasil.
ü  Até o fim da década, são quase 10 empreendimentos planejados, oficializados ou em estudo, com investimentos de US$ 20 bilhões incluindo a área florestal.
ü  Contudo, entre analistas que acompanham o setor e para a Fitch Ratings, é consenso que deve haver atrasos ou até congelamento de alguns projetos, sob pena de consequências negativas ao mercado e às companhias.
ü  Em relatório recente, a Fitch Ratings alertou sobre os "sérios desafios" que a indústria latino-americana de celulose e papel tem de enfrentar em razão da crise na Europa, principal mercado para a celulose branqueada de eucalipto produzida no país.
ü  Conforme a agência de classificação de risco, o crescimento do mercado não poderia absorver a nova oferta de celulose - considerando-se projetos em curso ou em estudo na região - "nem na melhor das épocas".
ü  "Com a ausência de fechamento de fábricas existentes ou de atraso no início das operações de novas unidades, os preços podem cair ainda mais e a reconstrução de balanços mais saudáveis poderia ser postergada", avalia a Fitch.
ü  Nesse cenário, as notas de classificação das companhias poderiam ser rebaixadas, já a partir da segunda metade deste ano.
ü  No curtíssimo prazo, as notícias tampouco são positivas para a indústria.
ü  Os preços da celulose encerraram o ano em queda, o viés para 2012 permanece negativo e há dúvidas quanto à capacidade de sustentação das elevadas taxas de crescimento da demanda chinesa por celulose - o país asiático corresponde, individualmente, ao maior comprador da fibra nacional.

3 comentários:

Saimon_Rijo disse...

...comprissima, ainda mais hj q eh feriado no EUA e u ibov ja movimentou mais de 4,5bi vai pra cima de 60k pelo jeito...

B. Graham disse...

estou agoniado compradasso!

"rumo aos 200K!"

entao compra!

Rafael disse...

Chapu, comenta sobre OGXP3!! Ela vem subindo consideravelmente por esses dias!

Grande Abraço!