quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ibov

Ibov diário

Iniciozinho de ano complicado. Estou viajando, mas uma passadinha pra postar algumas impressões sobre o Ibov não vai atrapalhar em nada nossas férias, não é mesmo?
O Ibov não teve forças pra ultrapassar o topo histórico. Beliscou os 73 mil pontos, mas os ursos resolveram sair da toca e derrubaram o índice. Sem querer entrar no mérito das razões da conjuntura internacional ou até mesmo interplanetaria que levaram a esta queda, fato é que tinha empresas caras (e ainda tem). Os bons investidores, que não são bobos, aproveitam pra vender algumas destas ações e ficam de butuca esperando novas oportunidades. Próximos suportes em 63850 pontos, que é a mínima de agosto de 2010 e a retração de 38,2% do movimento de alta entre a mínima e máxima de 2010. Depois disso, há um suporte em 60 mil pontos e também em 58 mil pontos (mínima do ano passado). Sem razão para pânico, visto que olhando para prazos maiores, esta queda até 58 mil pontos representaria uma pequena correção da grande alta de 2008 a 2010. Na verdade, para aqueles que gostam de analisar os movimentos levando em conta as retrações de Fibonacci, a queda não estaria ainda nem comprometendo a retração de 61,8% do movimento de alta já citado.
***
Se há empresas caras na Bolsa hoje, por outro lado também vejo algumas boas oportunidades de compra. Na minha carteira, por último, já coloquei JBS e POSITIVO.
Das ações que estou achando caras e que acompanho, troquei algumas USIM3 por USIM5. O spread delas, a meu ver, está muito distocido em favor da ON. Acho também que quando o ITAÚ parar de comprar USIM3, o papel pode dar uma mergulhada boa. A corretora sozinha comprou cerca de 2 milhões de ações no ano. Tem treta aí. Todas as ações de siderúrgicas patinando e só a USIM3 decolando? Me engana...
***
De resto, as bombaças são sempre as mesmas: elétricas pagadoras de dividendos, micos pá DT e uma ou outra aposta dentre as ações de terceira linha (BEES3, BAZA3).
***
PS: que loucura essa AGEN11 neste início de ano, heim?
Depois de um tempo de hibernação, a bichinha voltou nervosa. Os players sempre os mesmos: um pessoalzinho da Novinvest, outra galerinha da Interflót, mais uns guerreiros da XP e Ágora. Fazem o que querem com o papel. Quem paga a conta? As sardinhas eufóricas, como sempre!!!
Abçs




Um comentário:

Finanças Inteligentes disse...

Cenário tá bem feinho mesmo. E ainda com estrangeiros saindo da bolsa. Acho que busca base da congestão em 60k.

Abcs,