quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vai subir ou vai cair?


Olhando minha caixa de emails, não dá pra não se impressionar com a quantidade de perguntas do tipo:

"este ano cai ou sobe?",

"ouvi dizer que normalmente início de década as bolsas realizam, é verdade?"

"será que chegou a hora de operar vendido?"...

e por aí vai.

Meus amigos, quem saberia responder a estas perguntas? Só Deus mesmo.

Há no mercado um monte de "chutador", que dão palpites, e só. O mercado não está nem aí para o que nós achamos que vai acontecer. Todo início de ano eu salvo no meu HD as previsões das corretoras, só pra ter uma idéia de como os "palpites" foram bem sucedidos. Pasmem: o índice de acerto é baixíssimo, horrível mesmo. Profissionais de mercado é que divulgam estes palpites. E quase sempre é ferro. Vou postar uma carta que recebi de uma certa corretora no início de 2009, apenas pra ilustrar o que estou dizendo:



Como se pode ver (agora que já passou o gráfico é fácil), o analista "quase" acertou. Errou só por 20 mil pontos, já que naquele ano a bolsa fechou em 68,6 k pontos.

Portanto, não se iludam: se vai cair ou se vai subir, só Deus sabe. Então, cada um dentro da sua estratégia, que faça seus investimentos. Dá pra ganhar na alta, mas também dá pra ganhar na queda.

2 comentários:

Finanças Inteligentes disse...

Ir na onda de analistas, principalmente os das corretora é pura furada. Fico pasmo quando vejo alguém afirmando que a bolsa vai cair ou vai subir por causa disso ou daquilo. Ou será que existe alguma bola de crista? Se ela existe podem mandar concertar pois está com defeito rsrs..

B. Graham disse...

Bem-vindo de volta, mercado continua o mesmo, faz o que quer...

olhe o DOW JONES no diário, semanal e me diga tá esticado ou é impressão minha?!?!?!

Fazer o quê? Vender ou comprar? Tem analista que li uma resenha do mercado que disse: "não é um bom momento ficar comprado no curto prazo", eu quero é novidade...então compra rumo aos 200k inicialmente.

Continuo no meu banquinho (baza3), esperando bem sentado os lucros e dividendos...