sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fechamento do mercado 15/04/2011

IBOV Diario

Após alguns dias de queda, finalmente apareceu alguma pressão compradora no Ibovespa, bem no suporte em 66 mil pontos. Agora vai?

***
Destaques da semana


***


Comentário pessimista sobre mercado: 
BRASIL - Temos de nos preparar para a crise que virá... Prepare-se também para o risco bancário, pois se a liquidez no mundo se reduzir e o dólar subir, muitos bancos e empresas nacionais irão ficar com "a corda no pescoço"... "O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou o Brasil para os riscos da forte expansão de crédito, da retomada da alavancagem das empresas e da crescente dependência dos bancos de captações externas para financiar os seus empréstimos. Para o FMI, o risco mais importante é o rápido aumento do crédito bancário. Nos últimos anos, a expansão da carteira de crédito dos bancos vem ocorrendo num ritmo mais rápido do que o crescimento da economia... Segundo o FMI, as empresas brasileiras voltaram a se endividar, em grande parte com recursos captados no exterior."

Não sou apenas eu que estou falando do risco do real forte para a economia brasileira no longo prazo. Passou da hora do governo pisar no freio dos gastos e empréstimos, reduzir os juros e adotar medidas macro prudenciais restritivas... "A Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) aponta o enorme fluxo de capital de curto prazo para os emergentes como nova forma de "doença holandesa" que continuará causando valorização do real brasileiro e outras m oedas, e "graves repercussões" sobre o crescimento e desenvo! lvimento ."

CUIDADO - O risco Brasil está a cada dia ficando maior, prepare-se para os "7 anos de vacas magras..." Você pode estar achado que sou fatalista, mas o país está caminhando a passos largos para uma crise... "País é dos mais vulneráveis ao Fed, diz FMI. Brasil está no grupo de países que seriam mais afetados por uma elevação do juro americano." 

By projecao.com

Um comentário:

B. Graham disse...

tá com pinta de retomada na alta