segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Calma e tranquilidade. Tanto na euforia quanto no pânico.

Ibov diário

Ibov testou hoje um suporte de 2009. Impressionante a força das quedas.


Quando vemos a Bolsa cair 9,7% no intraday, depois de vários dias de queda forte, a pergunta que vem à cabeça de muitos é: "Nunca mais para de cair não?"
A sensação que temos é que nada tem fundo; que nada caiu tanto que não possa cair mais.

Mais ou menos como quando acontece o contrário. Depois de umas 3 ou 4 semanas que um determinado papel sobe sem parar, 5 ou 6% por dia, 20 ou 30% por semana, o ser humano tende a achar que aquilo não tem fim, que vai subir indefinidamente até "ixprudir" de vez.

Ledo engano. Assim como "não há bem que sempre dure, também não há mal que não se acabe."

As quedas vão parar em algum momento. Quando? Não sei. Graficamente não há o menor indício de que estamos próximos a uma reversão de tendência; muito pelo contrário.

Estratégia

Há várias formas de ganhar dinheiro na Bolsa. A mais fácil é:
"Comprar barato e vender caro".
Há maneiras um pouco mais trabalhosas, que demandam um acompanhamento mais apurado do mercado, bem como um conhecimento mais aprofundado de análise técnica, controle de risco, estatísticas etc.

Porém, há uma corrente de investidores bem sucedidos que não se desgastam na inglória batalha de tentar arrancar dinheiro todo dia do mercado. São investidores que procuram montar suas posições no mercado nos períodos de baixa. Quando o mercado reage, o lucro vai bem além dos 10 ou 15% que se consegue nos trades do dia-a-dia.
Eu conheço. Posso garantir que dá certo (ou que pelo menos deu certo até agora).


SUGESTÃO (pra quem acha que está na Bolsa só pra perder dinheiro)

Respondendo ao email da Rafaela, vou traçar aqui em linhas gerais um exemplo de estratégia simples para quem não tem tempo de acompanhar o mercado, mas não consegue ficar fora dele.

Divide o capital em 2.
=>Metade (ou 60%) aloca em renda fixa, Títulos do Governo. Tem corretora que cobra zero de taxa de custódia. A mais cara é a TOV, que salvo engano cobra 1%.
=>Metade (ou 40%) aloca em ações.

 A parte das ações, dependendo do capital de cada um, pode ser divida em 3:
=> 1/3 para dividendos.
=> 1/3 para "crescimento".
=> 1/3 para venda coberta ou operação de financiamento.

As ações podem ser escolhidas com calma. Espera o melhor momento para comprar. Agora, por exemplo, pode ser um bom momento para começar a montar posição.

Dentro de uma periodicidade estabelecida, seja mensalmente, seja trimestralmente, ou mesmo semestralmente, a pessoa analisa a carteira e realoca, se for o caso, recursos.

Ex 1: Terminei de montar minha posição hoje. Daqui a 3 meses vou analisar o que aconteceu. Supondo que a Bolsa explodiu no período, aquela proporção inicial de 60/40 ficou distorcida. Portanto, visando a manter a proporção inicial, eu venderei algumas ações e comprarei mais títulos do governo.

Ex 2: Depois de seis meses as ações mergulharam. Posso retirar parte da minha grana da renda fixa e comprar mais ações. Com isso, independente do noticiário e da proximidade do fim do mundo, eu estarei "obrigado" a comprar ações no momento em que elas estiverem em baixa. Com isso eu fujo da "tentação" de comprar na alta e vender na baixa.

Ex 3: Se eu faço aportes mensais nos meus investimentos, vou procurar comprar ações quando a proporção para estas estiver em desvantagem em relação à renda fixa.

 Esta é uma estratégia simples, eficiente, que demanda pouco tempo e que preservará seu psicológico e sua saúde, que é o mais importante.

Então compra!!!

11 comentários:

Everton Ricardo disse...

É verdade, também acabo de publicar em meu blog algo relacionado com os últimos acontecimentos na Bolsa. Porém de uma maneira muito mais simples. Focado no leitor de pouco conhecimento.
Muito bom seu ponto de vista e as sugestões de alocação: 1/3, dividendos, crescimento e venda coberta. Gostei dessa.
A propósito, gostaria de agradecer por colocar meu blog em sua lista de blogs interessantes. Valeu pela força!
Abraços e boas compras!

B. Graham disse...

compra???

vende!!!

se alguem soubesse a chapuletada que alguns levaram em 2008 estaríam bem alertas.

ricksp disse...

Eu tomei uma bela chapuletada em 2008 ate vendi alguns papeis mas p/ trocar por outros q considerei melhores na epoca, mas todo mes eu eu fazia uma comprinha. Ate que em um determinado momento tinha conseguido estar no lucro de novo. Sei q nesses momentos vc nunca sabe onde eh o fundo, mas as oportunidades aparecem exatamente nos momentos de panico.

Saimon_Rijo disse...

estou postando um link para a galera dar uma refletida, esse cara manda bem na informcao que ele passa... bastter: http://www.youtube.com/watch?v=lvNEn6rPIhQ&feature=autoplay&list=ULS_jNiFqNVzo&index=129&playnext=1

Marcos disse...

O que você acha do Trade Following?

Jean disse...

Muito bom chapuleta. Excelente dica para os incautos... Obs: a bolsa tá ficando barata de novo...

Hermenegildo Chapuleta disse...

Marcos estou tc de celular mas acho interessante sim a estrategia. O importante e ter uma estrategia bem definida. Ps: trend following exige muita, muita disciplina.

Tiago Hieroglifo disse...

Estes conselhos me pareceram vindo de Bejamim Graham ( estou lendo! :) ).

Muitas dúvidas Chapulete. la vai uma: Se eu abri conta em uma corretora e comprar apenas titulos do tesouro direto eu pago custódia? Se eu compra ações, pouca coisa, e for cobrado custódia de R$10 ao mês isso não vai destruir meu rendimento a longo prazo?

Existe algum livro sobre Tesouro Direto?

Vlw

B. Graham disse...

Tiago Herculano

te respondo com a mesma segurança do hermenegildo.

custodia de tesouro direto varia em cada corretora.

fuja de custódia...mycap não cobra custódia para ações e spinelli não cobra custódia para tesouro direto.

eu por exemplo, não pago custódia para corretora para tesouro direto, tenho conta na spinelli somente para isso, não está habilitada para compra e venda de ações, preste muita atençao no cadastro e caso esteja errado os funcionários sao atenciosos e resolverao com rapidez.

da minha cesta no tesouro direto pago custodia para CBLC sendo cobrado semestralmente.

espero ter auxiliado, qualquer dúvida entre em contato via B. Feliz.

Cheers!

Hermenegildo Chapuleta disse...

B. Graham mandou bem. Esse sabe das coisas.

ABçs.

Tiago Hieroglifo disse...

B. Graham me respondendo!!

Senti a luz divina agora :)

Valeu a dica. Como estou ainda nas fraldas no quesito investimento ( só poupança no momento ) gostaria de começar pelo tesouro direto. E a dica da Spinelli foi anotada. Ainda levei de brinde para investir em ações sem custódia ( Vlw!! ).

Mas antes de investir em Tesouro Direto, tenho que saber o que é o tal TD! Conhece algum livro bom para dar o ponta pé inicial?

E estou gostando muito do seu livro divino Graham ( hehe ). Me dá muitos nós na cabeça, mas estou gostando.

No momento estou tentando descobrir quando uma empresa esta barata e tem boa estrutura para o futuro. Só o VPA não server para ver isso né?

Abraço e obrigado pela resposta Graham e Chapuleta pelo espaço!