terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ações da Light têm segunda maior queda do Ibovespa após apagões no RJ




SÃO PAULO - Em meio a falhas na transmissão de energia no Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira as ações da Light (LIGT3), companhia de energia do estado, foram destaque de queda no Ibovespa nesta terça-feira (24), fechando com 2,09% de desvalorização, a segunda maior baixa do índice.

Na noite de segunda-feira, um defeito em um cabo de transmissão afetou cerca de 12 mil clientes, e na manhã desta terça mais casas voltaram a ficar sem energia. A Light afirmou que o "miniapagão" pode estar relacionado ao furto de cabos subterrâneos e de uma boia, que não permite a entrada de água da chuva e de esgoto nas caixas de energia.

Notificação
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) notificou a Light a apresentar explicações em 48 horas, e dependendo da resposta, a agência poderá enviar uma equipe para verificar o equipamento. Há também a possibilidade de aplicação de uma multa de até 1% do faturamento da companhia.

No terceiro trimestre, o faturamento da empresa ficou em R$ 1,21 bilhão - caso a multa fosse aplicada sobre esse valor, chegaria a R$ 12 milhões.

Nas últimas semanas, ocorreram apagões frequentes no Rio de Janeiro. A empresa culpou o calor acima da média, que provocaria aumento do consumo por geladeiras e ar condicionado. Entretanto, especialistas afirmam que a Light errou nas projeções de consumo e por isso a rede não tem capacidade para suportar a demanda.

Fonte: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1724947&path=/investimentos/
Obs: Talvez seja a oportunidade pra encarteirar LIGT3 a melhores preços. Agradecendo ao apagão, então compra!
Obs2:

Aneel notifica Light sobre apagões constantes no RJ
=> Aneel pode realizar fiscalização específica
=> Light: 48hs para apresentar explicações
=> Possível multa de até 1% do faturamento

Nenhum comentário: