sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Papéis da Cesp sobem com projeto de lei de renovação automática de concessões

Destaque de alta em um pregão negativo ao Ibovespa, os papéis da CESP (CESP6) sobem 3,6% nesta sexta-feira (18), refletindo projeto de lei que estabelece às empresas estatais do setor de energia do País a renovação de concessões a zero custo.

O projeto, de autoria do deputado federal Vieira da Cunha (PDT-RS), determina a renovação automática das concessões dos serviços de energia elétrica nos segmentos de geração, transmissão e distribuição às empresas concessionárias estatais, “reconhecidas e premiadas e com elevados índices de satisfação dos seus consumidores”.

Perspectivas para aprovação
Embora ainda seja difícil prever se o projeto de lei conseguirá angariar os votos necessários no Congresso, os analistas do Barclays mostram-se otimistas quanto à aprovação da proposta de Vieira da Cunha.

Isto porque o partido do deputado é um dos que compõem a bancada de apoio ao governo na Câmara. Além disso, Cunha atuou como presidente da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) ao mesmo tempo em que Dilma Rousseff liderava a pasta da Secretaria de Energia do Rio Grande do Sul, entre 1992 e 1994.

Desta forma, Cunha pode contar com o apoio, ainda que de forma indireta, de uma das figuras mais proeminentes do governo para a aprovação de seu projeto.

Impacto da medida sobre setor
No segmento de geração do sistema de energia nacional, as concessões até 2015 respondem por 20% da capacidade instalada do País, ao passo que no segmento de transmissão, cerca de 82% da rede básica do SIN (Sistema Interligado Nacional) terá suas concessões esgotadas no mesmo prazo.

No setor de distribuição, Cunha afirma que “irão expirar os contratos de 37 das 64 concessionárias responsáveis por 33% da energia comercializada no chamado Ambiente de Contratação Regulada (ACR)”.

Impacto da medida sobre papéis da Cesp
“Os papéis da Cesp devem reagir positivamente à notícia”, afirmaram os analistas do Barclays. De fato, as ações preferenciais classe B da empresa paulista registram a maior valorização desta sexta-feira dentre os ativos que compõem o Ibovespa, que por sua vez, mantém perdas ao redor de 0,4%.

No entanto, caso o projeto de Cunha ganhe o aval do Congresso e conquiste o status de lei, a mudança deve trazer efeitos muito mais duradouros às ações da Cesp. Para os analistas do Barclays, a aprovação da proposta elevaria o preço-alvo dos papéis PNB para R$ 43,50.

Enquanto a decisão não sai, a equipe mantém sua visão de overweight – isto é, de desempenho acima da média do mercado -, com um preço-alvo de R$ 33,40, o que frente à cotação do último pregão, representa um potencial de valorização de 50%.

Fonte: InfoMoney

8 comentários:

Anônimo disse...

O Índice Bovespa seguiu dando continuidadea sua correção e já começou a sentir o suporte nos 65.970 pontos. A leve melhora no intraday, já nos permitiu dizer que há oportunidade do Ibovespa deixar um fundo para próxima semana, desde que tenha uma barra de alta e fechamento acima dos 67.280 pontos onde abre uma expectativa de recuperação rumando para buscar os 68.620, quiçá os 69.785, regiao onde libera. Vale lembrar que temos uma pequena LTA iniciada dia 13/07 que também vai servindo de uma boa referência de suporte caso a correção resolva persistir por mais alguns dias. Em termos de gráfico semanal, já temos a primeira configuração de correção desde quando foi iniciada a compra na semana do dia 03/11 e isso é bastante positivo para aliviar os indicadores. Pelo diário as expecativas de um mercado lateral continua, final de ano praticamente dado.

aprado disse...

Chapuleta, posta um gráfico aí de MILK11 da semana passada. Só pra postar bem grande a frase: "Eu te disse, Eu te disse."

Anônimo disse...

ai que delícia!!!

Unknown disse...

EMOgenildo
eu te falei

TCNO3
ia EXPRUDIRRRR
igual HOOT4
e vc comprou?

não comprou né ficou com medooo...

mas tudo bem

ainda faltam 4 anos para a copa e 6 para as olimpiadas e paraolimpiadas

então vc tem muito tempo para pensar

em HOOT4
TCNO3
ECOD3 = AGEN11
e aindaaa

RNAR3
porque atleta bom é atleta bem alimentaaaado....

Unknown disse...

milk11
eu te disse eu te disse²

e JBDU4 heim

aiii ai ai
ninguem tem coragemmm
e custa tão poucoo
deixa de comprar aquela kaiser velha no final do dia e compra JBduartee;;;;;

Euro disse...

Abya3 dando Sinal de Compra

Anônimo disse...

Abandona a gente não, hermenegildo.

Fim de semana comprido esse seu.

Abs

Termadão

Anônimo disse...

Chapuleta, posta alguma coisa ai, nem que seja até o ano que vem...

hohoho

abs, eita saudades