quarta-feira, 23 de junho de 2010

Respondendo


Guilherme M.


Tenho carteira montada já.

Não gosto de ficar vendendo e comprando meus ativos ao sabor dos rumores ou das estratégias dos grandes investidores.

Gosto de ver o preço/Valor Patrimonial, o Preço/Lucro, o Retorno sobre Patrimônio Líquido,o dividend yield, o pay-out, o lucro operacional, o endivadamento etc.

Acredito que a ação é um pedaço de uma empresa. E acredito que uma empresa é o conjunto desses dados acima.

Pra mim, ação não é um pisca-pisca que vc compra quando rompe resistência e vende quando perde suporte.



***



Às vezes, quando noto que algum dos ativos da minha carteira está sobrevalorizado em relação a algum outro ativo que acompanho, até troco. É oq chamo de pular do cavalo. Não raro, quando a distorção passa, destroco.

Os gráficos eu uso para verificar estas distorções. Além disso, uso mais pra daytrade. É o vício, hehe. Gosto de ver IFR, Obv, MACD e, lógico, o VOLUME.




****



Portanto, minha carteira montei considerando a análise fundamentalista. A análise técnica uso pra trade curto e só.

Para tanto, deixo pequena parte do meu capital para a jogatina. Seja compra de mico, de opção, ou até mesmo de ativos pra giro rápido.




***



Análise técnica é para aquele investidor que tem pouco dinheiro e está sem paciência de esperar a sua carteira se desenvolver. Daí ele tenta, através dos gráficos, plotar os movimentos da massa e tentar pegar carona. Às vezes dá certo, às vezes dá ferro.


Abçs

7 comentários:

B. Graham disse...

interessante.

mndl4 tá ficando bom pá trade, perto dos 1,1x

vou colocar o capital das opções nela se chegar nesse patamar e deixar a ordem de venda nos 1,50

Unknown disse...

isso aew
quem comprou o panico ta rindo a toa
olha eu rindo ai
hahahaaaaaaaa! danaaaado

B. Graham disse...

guiga, lucro sempre é bom kk

mercado fazendo mínima após minima, pode melhorar, mas meu tempo no dia esgotou, 1 DT hj compra e venda na petrg30 por 0,49, preju (-0,47%) only nas corretagens e emolumentos, pequeno que posso absorver sem problemas

tinha 0,50 na venda, mas bateu espiríto smigoll, ainda bem que tenho juízo para encerrar antes do hectacombe, agora 0,43.

B. Graham disse...

trade mesmo só segunda-feira, tomara que caia hoje e amanhã para ter boa alta na segunda-feira.

Guilherme M. disse...

Muito obrigado Dr. Chapu!
E muito obrigado também ao Dr. B. Graham.
Fiz a pergunta pois estou querendo começar a aumentar meu patrimônio. Digo isso porque já faz mais ou menos um ano que negocio na Bovespa e na BM&F e praticamente saio no 0x0. Mas vou muito pelo feeling, e acho que assumo riscos baseando-me na posição inicial, arriscando assim os lucros que fiz. Talvez esteja até dando certo e só precise de alguns ajustes do 'quanto arriscar'.

Às vezes funciona, às vezes não. Estou procurando uma forma mecânica de operar, uma forma onde não há sentimentos pra ajudar nem pra atrapalhar. Ou talvez eu precise arrumar um jeito mecânico que não permita que minhas emoções influenciem as decisões.

Recentemente descobri duas coisas que me pareceram muito interessantes: o "HiLo Tranqüilo" e um cara do InfoMoney, o primeiro do seguinte tópico: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=11432

São formas mecânicas, e tecnicamente se seguí-las à risca é só sucesso.

***

Uma vez troquei uns emails com o Chapuleta, mostrando como há alguns 'noises' que valem a pena serem seguidos, mas o grande problema pra mim está sendo algum tipo de disciplina e uma técnica que funcione sem 'palpites'.

O Chapuleta indicou algumas informações que ele usa de análise fundamentalista, mas não disse como. Eu, se for me deixar levar pelo 'ah, olhando esse balanço, P/VPA, P/L e bla bla bla, vou me deixar levar muito pelo achismo e temo fazer merda.

Já o Graham indicou aspectos interessantes de controle, disciplina e fatores psicológicos em geral. Estou lendo "Os Axiomas de Zurique" e ele trata bastante disso.


Então é isso, pessoal. Muito obrigado por compartilharem estas valiosas informações.
Vou continuar em busca de um sistema que não me permita tomar decisões precipitadas por causa das emoções, e também vou procurar ler um pouco sobre manejo de risco.

Muito obrigado novamente, e um forte abraço aos dois!

Anônimo disse...

INEP me parece um dos melhores indicadores do momento fundamentalistas. e pra ajuda tá com um precinho...

Anônimo disse...

pelos indicadores fundamentalistas e perspectivas do mercado sou mais INEP4. e tá com um precinho campeão ... de ocasião ...rs