quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bandeira para a oposição

Celso Ming


A pequena (mas significativa) reação dos minoritários na última assembleia da Petrobrás e a trajetória negativa dos preços das ações na Bolsa sugerem que o aumento de capital da empresa em setembro, nas condições em que será realizado, terá impacto político às vésperas das eleições.

A diretoria da Petrobrás cada dia diz uma coisa, demonstra improvisação, cria incerteza e desconfiança. Há menos de um mês, acusava os senadores de fazerem corpo mole na aprovação da lei, travando o processo. Agora se viu que o atraso se deve à omissão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que não providenciou a tempo a certificação das reservas de petróleo da União que entrarão como subscrição da parcela do Tesouro.

Em maio, a diretoria da Petrobrás garantia que não era necessária a certificação da ANP e que bastaria a avaliação de volume e preço a ser fornecida pela consultoria que ela própria contratara. Agora, reconhece que a ANP tem de dar a palavra final, embora seus termos já estivessem, preto no branco, no projeto de lei.

Ainda em abril, a diretoria da Petrobrás assegurava que o aumento de capital sairia em julho, “de qualquer maneira”. Mas, terça-feira, editou fato relevante que adiava a realização da subscrição para setembro, uma vez que poderia contar com a certificação da ANP apenas ao final de agosto, o que ainda precisa de confirmação. Na véspera, o presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, ministro Guido Mantega, declarara que o governo estaria estudando um plano B, baseado na apropriação pela empresa dos bônus de assinatura devidos a partir da adoção do sistema de partilha, ainda não aprovado pelo Congresso. Apesar do tombo das cotações das ações, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o xerife do mercado, não cobrou esclarecimento oficial.

Se, apesar dessas e outras informações desordenadas, a megassubscrição acontecer de uma só vez (e não em duas ou três), como quer o governo, a Petrobrás sairá do processo mais estatal e mais estrangeira, pois os minoritários nacionais não terão poder de bala para subscrever sua parte.

O descontentamento manifestado na assembleia da última terça-feira proveio de um grupo de acionistas esclarecidos. Quando os demais tomarem consciência de que o governo quer descarregar sobre eles a maior parte do peso dos investimentos da Petrobrás (porque a União só entrará no negócio com petróleo futuro), a gritaria tem tudo para ser multiplicada.

Exigir que os interessados façam provisão para enfrentar os encargos de subscrição não tem cabimento, porque faltam informações para calcular o desembolso que terá de ser feito em questão de dias.
O volume de direitos de subscrição não exercidos será enorme e essas sobras acabarão sendo aproveitadas pela União (que não entrará com dinheiro vivo) e pelos interessados estrangeiros (que têm dinheiro em caixa).

Dois serão os resultados: forte diluição da participação dos minoritários nacionais no capital da empresa e substancial diminuição da receita com dividendos, na medida em que só dentro de cinco ou seis anos esses investimentos darão retorno.

Às vésperas das eleições, o governo Lula está entregando de mão beijada para a oposição uma importante bandeira de descontentamento da classe média.

10 comentários:

Guilherme M. disse...

E é compra ou venda? Acho que é compra, né!

Rosângela Oliveira disse...

Bom dia Herme

Pois é cada vez que eles tentam dar uma desculpa fica pior.
enquanto eles bringam muitos ganhando na venda rsrs.

Abraço

Unknown disse...

oloco
fr milk11 e ecod3 hj

Anônimo disse...

nessa hora quem ganha mais são os forncedores da petrobrás (CNFB4, LUPA3 e INEP4). prefiro essa última..tá barata e com fundamentos ótimos... ainda tem os fornecedores dos fornecedores.. rsrs.. USIM3 de CNFB4...

Unknown disse...

Chapuleta onde vc consegue aquelas informações de quantos estrangeiros estão saindo/entrando no IBOV? abraços

Albino Batata

Hermenegildo Chapuleta disse...

i10
Opa, visitas ilustres aqui.

Rô é sempre bem-vinda, hehe.

As informações do fluxo recebo por email da minha corretora.

Abraços amigos.

Guilherme M. disse...

CS dê uma olhada em www.dadosdabolsa.com
Abraço!

Unknown disse...

chapu
ouvi falar que CNFB4 eh Long and short de petr4
mas agora jah foi
cnfb4 ja subiu e petr4 caiu
agora soh se for de pé trocado
vc confirma a ideia
vc tem uma lista de LS ?

B. Graham disse...

simbora para mais uma semana volátil.

rumo aos 70 k incialmente

Rosângela Oliveira disse...

Obrigada Herme

Abraços