quarta-feira, 7 de julho de 2010

A exposição dos super salários

Matéria da Istoé Dinheiro trata da polêmica sobre a obrigatoriedade  das empresas de capital aberto de informar os salários da diretoria.

Diferentemente de países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha, aqui no Brasil os valores não precisam ser individualizados por diretor. Basta que a empresa divulgue o maior salário, que em tese seria referente ao Presidente da companhia, o menor salário e a média salarial da diretoria.

Mesmo assim a medida gerou protestos. Algumas empresas, alegando o direito de privacidade das informações e principalmente o problema de segurança pública no nosso país, conseguiram liminar na Justiça visando a proteger os dados de seus executivos e não enviaram as informações à CVM. São elas: AmBev, Oi, Santander, Itaú Unibanco, Souza Cruz, Suzano, OGX, Coteminas e Pão de Açucar.

Veja o salário anual (maior e menor), em reais, da diretoria de algumas empresas listadas em Bolsa:

PDG Realty - 7,2 milhões/ 960 mil
BMF&Bovespa - 5,4 milhões/ 2,3 milhões
Usiminas - 3,7 milhões/ 651 mil
TAM - 3,6 milhões/ 1,3 milhão
Vivo - 3,1 milhões / 1,2 milhão
Bradesco - 3,1 milhões/ 756 mil
Natura - 3 milhões/ 790 mil
Magnesita - 3 milhões/ 745 mil
CETIP - 2,7 milhões/ 1,1 milhão
Petrobras - 975,1 mil/ 863,8 mil
Banco do Brasil - 742 mil/ 588 mil


PS: Quem tiver curiosidade, pode procurar a remuneração dos diretores da empresa desejada, no site da CVM > Companhias abertas > Consulta de Documentos de Companhias Abertas > Formulário de Referências.

4 comentários:

Guilherme M. disse...

Não entendi. Existe alguém que trabalha na Natura e recebe 3 milhões por ano de salário, por exemplo? QUE ABSURDO!!! O.o

Unknown disse...

OI, VOCE É QUE É SEMPRE BEM INFORMADO, FICOU SABENDO DESSE ACORDO DE 25OMILHOES DE EUROS DOS INGLESES COM A OGX? É NOTICIA VELHA?

http://www.nebusiness.co.uk/business-news/latest-business-news/2010/07/08/deepwater-disaster-will-shift-focus-on-to-safety-51140-26807735/

"Wellstream, based in Walker, announced last week that it had agreed a contract in the Brazilian market with OGX Petroleo e Gas, further boosting its £250m work order backlog. However, it also warned that the Gulf of Mexico spill had caused “some uncertainty” in markets elsewhere, and that its recovery for the second half of the year would be slower than expected."

Unknown disse...

hAhaHahha
é a dona de casa vai la
vira revendedora
da natura
vende p cocotinhas das vizinhas delas
e manda o dinheirinho p diretorzinho
ganhar 3mi por ano
o essa piramide que éhhhh esse MUNDÃO!!!!!!

Guilherme M. disse...

Opa sério?! Então compra!