sábado, 26 de setembro de 2009

Investimento em imóveis é para os fracos

Investimento para o brasileiro sempre foi construir 2 ou 3 casinhas ou comprar uns 2 apartamentinhos pra dali tirar um aluguelzinho na velhice. Reflexo da explosão demográfica que essa geração assistiu: nos últimos cinqüenta anos a população brasileira cresceu de 50 para 180 milhões de habitantes, gerando enorme valorização dos preços de imóveis e terrenos para a construção. Por isso, os imóveis eram sempre a primeira opção de investimentos.
Só que nos próximos cinqüenta anos, segundo os entendidos, nossa população não vai mais crescer 300%, mas somente 30%. E ainda bem. Isso significa que a necessidade de novos imóveis ficará em menos que 0,5% ao ano. Será que os imóveis se valorizarão como no passado?

5 anos atrás vendi um apartamento de 2 quartos que me rendia um aluguel e coloquei os 50.000 reais em ações. Paguei tabela cheia Bovespa, 0,5% por transação, o que achei uma bagatela. Em imóveis o valor da corretagem chega a 5%, mais Impostos, cartórios, advogados etc, o que pode elevar a brincadeira toda para 10%. Hoje tem corretagem de 5,00 na Bolsa.

Outro aspecto: pra comprar o apartamento eu gastei tempo e sola de sapato. Visitei vários apartamentos. Tive que tratar com diversos corretores, que mesmo sabendo claramente o que eu procurava, insistiam em me levar nos imóveis que eles tinham disponíveis, pouco importando o que eu já havia definido como objetivo. Pra vender foi outra luta. Você coloca um preço baseado no mercado, mas dezenas de propostas fora de preço fazem você perder tempo e humor. Nas ações não. Você compra e/ou vende suas ações sem sequer ver a cara da contra-parte. Não tem que ir no banco, que assinar recibo, nem nada. Em D+4 pode ir lá no banco e sacar tudo direitinho. Se você bota a ordem de venda em X, se o camarada quiser sua ação ou vai pagar o X ou vai esperar outro vendedor entregar na boca do tomador.

Tem também a questão do mal inquilino: acha que paga muito, que o aluguel é jogar dinheiro fora e que você, dono do apartamento, é inimigo dele. Sem contar que o apartamento ficava de 2 a 4 meses vazio entre um inquilino e outro, normalmente despejado por atrasos e falta de pagamento.

"O imóvel ninguém rouba", era isso que predominava na cabeça do brasileiro, não só pensando no roubo real de alguém tomar seu dinheiro na mão grande. Mas também fruto de uma realidade onde a inflação, sem encostar a mão no seu bolso, roubava de você o poder de compra diariamente. Na época, a Bolsa era associada a jogatina. Pouca informação e práticas pouco ortodoxas levaram pessoas a grandes prejuízos em Bolsa naqueles tempos.

Fato também que do rendimento anual do aluguel você precisa descontar o custo do corretor do imóvel, do cartório, do administrador imobiliário, do corretor do inquilino, do pintor, do advogado independente, dos atrasos, da inadimplência, dos aborrecimentos, da depreciação do imóvel, da manutenção obrigatória, do aumento do IPTU. Quem fizer os cálculos vai descobrir que no fim sobra bem menos do que se imaginava. Em bolsa ainda tem, fora a valorização dos ativos, o pagamento de dividendos, que em alguns casos atingem até 20%.

É por isso que eu digo: Bolsa é só alegria.

Agora, não adianta o freguês querer entrar na Bolsa no topo, se assustar na primeira queda e querer vender no fundo e depois sair por aí falando mal do Chapuleta.

15 comentários:

Anônimo disse...

concordo 100% com seu texto ,mas acho que nunca se deve colocar todos os ovos numa cesta...ou seja...de 10 a 50% na bolsa dependendo do conhecimento da pessoa..o resto em imoveis.cdbs..primas,, viagens,,esportes..lazer..e outros....( no meu caso.um leigo...10% em taxa e vc de vale) ..

abs Chapa

ps: teremos um encontro no rj em out/nov ( amigos de blogs de mercado )em minha cobertura frente ao mar...e vc esta convidado..

strica jr

Anônimo disse...

Imovel:
vale a pena comprar imóveis se estiver em uma região que esta "ixpludindo",quer dizer em ascenção vertical de preços tipo foguete. Aluguel não valia a pena até bem pouco tempo atrás quando a SELIC tava + atraente. Mas dai a por na Borsa, aí vareia e vareia bastante. Tem que ter fígado em
boas condições de funcionamento. Coronárias em ótimo estado de conservação. Agita o "célebro"um monte. Afinal o carango deve estar impecável.
Melão

Anônimo disse...

Amigo Hermenegildo, te plagiaram na edição de sexta do VALOR, olha o título do artigo:"Índice Bovespa aos 250 mil pontos! Eu acredito!", melhor vc entrar em contato com seus advogados, o pessoal lê seu Blog e depois sai falando do que leu aqui como se fosse idéias deles...

Abçs
Chip Monkey

Nomeh disse...

Tenho 19 anos e vou vender um apartamento em breve pra colocar na bolsa. O ruim é que tá difícil achar guimbas de charuto com bolsa nos 60k, então provavelmente o dinheiro vai ficar parado uns 2 meses. :/

Compra!

Anônimo disse...

caro nomeh...fiquei curioso...vai vender o apto e injetar na bolsa?

1 pergunta...vc tem o valor de 5 a 10 aptos.?

representa quanto em % seu investimento na bolsa?

strica jr

Anônimo disse...

Engraçado é ver pessoas que perderam todo o capital que tinham na bolsa dando conselhos, ou melhor, repentindo o que costumam ouvir.
Strica Jr. todo mundo sabe que vc é o Villela lá do marketblog.
Cara, será que vc não conhece o ditado: muito ajuda quem não atrapalha.
Seja responsável e evite dar pitaco quando o assunto é bolsa amigo, pq vc, definitivamente, não é do ramo.

Anônimo disse...

puxa..ainda bem que nao tomei bronca do chapa ou do p.humberto....foi bronca de um asnonimo...sera que precisa entender muito pra aconselhar novatos a nao colocar tudo na bolsa? sera que o amigo asnonimo sabe muito e tem bons conselhos?


stricajr

Madox disse...

Não querem comprar ação porque está no topo? Imóvel é que está no topo.

Para pensar: Sexta feira sai o resultado da sede das olímpiadas em 2016, e o Rio está bem cotado. Se for escolhido, pelo projeto, serão necessários mais de dez mil novos leitos de hotelaria. Nossas HOOT4 vão decolar!!!!!

Nomeh disse...

stricajr, tenho mais ou menos 200 reais em bolsa, mas vai virar mais de 200 mil pq to comprado em jbdu4 e o márcio noronha ja falou que vai a 900 reais, entao visualizo esses 200 reais como 200 mil soh.
nao sei se compro hoot4, kepl3, milk11, agen11 ou vendo idvl4, petr4, fesa4 e outros micos.

Hermenegildo me ajuda!!
É compra ou não é?

Anônimo disse...

200.00 é pouco,,,vende o apto e injeta na carteira feliz...
strica jr

Anônimo disse...

O Strica Jr, acho que o seu nick correto seria extrume Jr, o conselheiro sabio da bolsa. Imoveis bem localizados, ja me deram mais de 60% em 1 ano, entao cada questao e uma questao, imoveis para quem sabe escolher o momento da compra, e a localizacao, pode dar muito mais $$$$ que certas acoes.

Anônimo disse...

prezado asnonimo recalcado.
vivo muito bem hoje pq apliquei em imoveis , a bolsa é apenas uma distraçao ...aonde ganho mais que a renda fixa..aonde eu me divirto com os amigos e fico irritando panacas iguais a vc

strica jr

Anônimo disse...

A bolsa onde ganho mais que a renda fixa? huahauhauhauhauahuahuauahahua, realmente voce e um exemplo de disciplina nos negocios.

Anônimo disse...

O Brog não é ruim. Instrutivo e divertido. Pena que tem gente querendo destruir um trabalho
realizado com tanta dedicação e
carinho. Meu voto é que essa turma
que vem aqui trocar comentarios pessoais VA ABRIR UM FORUM NO
RAIO QUE OS PARTA e fique lá
escrevendo seu LIXÃO.

Melão

Anônimo disse...

melao.teu nick deveria ser cuzão ou cornão. pq nao abre um blog pra vc?.

hoot hot