domingo, 18 de abril de 2010

Long & Short

Opa, amigos, voltei e vou falar um pouco sobre o gráfico postado.
Mas não é pra fazer nada. No máximo, acompanhar!!!

Pra quem lança opção, sabe que às vezes as de PETR estão mais "gordas". Outras vezes, as de VALE se sobressaem. Portanto, não raro alguns lançadores coberto trocam suas posições em um ativo por outro, com a finalidade de conseguir maior taxa no lançamento.

Aqui não estou falando nada sobre expectativas dos setores, já que um não tem nada que ver com o outro. É verdade que quando há uma euforia na Bolsa, tanto PETR4 quanto VALE ixprodem juntas. Assim como nos momentos de desânimo, de fuga de estrangeiros, as duas despencam juntas, pouco interessando as perspectivas do petroleo ou do minério.

Bem, olhando o gráfico postado, SÓ ISSO, dá pra perceber que a relação VALE5/PETR4 aumentou muito. Sem olhar gráfico, basta voltar uns meses que aqui mesmo no blog cheguei a questionar (alertando a possibilidade de se dar bem pulando de uma pra outra) a razão da PETR4 estar mais cara que a VALE5 em alguns momentos, já que os números desta são melhores que os daquela.

A média móvel exponencial de 21 semanas mostra que uma relação VALE/PETR de 1,28. No entanto, nessa última semana fechou em 1,53, bem acima do desvio padrão, extrapolando até mesmo as Bandas de Bollinger.

Então, quem sabe se vender a VALE5 e comprar a PETR4 a gente não possa se dar bem? Como é uma operação hipotética, podemos fazer sem medo. No máximo, vamos perder algum dinheiro hipotético. A operação foi a seguinte descrita no gráfico abaixo:



Fizemos hipoteticamente um Long&Short entre PETR4 e VALE5. Observe que até 2002, normalmente PETR4 era mais cara que VALE5. Depois disso, a VALE normalmente está mais cara que a PETR, mas teve momentos em que a PETR ultrapassou a VALE. No gráfico semanal acima fica muito fácil ver isso. Sempre que o candle está abaixo da linha vermelha, é porque a PETR está mais cara, nominalmente,  que a VALE5.

Mas existe L&S entre ações de setores tão diferentes? Sim, existe. É dos mais arriscados, é verdade. Se chama L&S intersetorial.

Só para que os amigos que não conhecem este tipo de operação, vamos a título de introdução falar um pouquinho sobre ela.

A estratégia de Long & Short (Comprado & Vendido) consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor que quer se dar bem mantêm uma posição vendida em uma ação e comprada em outra. Não interessa se o mercado é de alta ou de baixa. O que nos interessa é que a diferença de preço dos ativos "volte para a normalidade" para quando desmontarmos a posição possa sobrar algum pro bolso do papai.

Ex: CMIG3 custa 23 e CMIG4 custa 30, mantendo durante algum tempo esse spread em torno de R$7,00. De repente CMIG3 cai pra 20 e CMIG4 sobe pra 34. O investidor pode vender CMIG4 e comprar a CMIG3, visando a desmontar a operação quando (e se) essa diferença voltar para próximo da diferença anterior.

Quanto ao tipo, os principais são:
  • ON vs. PN - é a mais comum das operacoes entre pares, e, como se trata da mesma empresa tanto na ponta vendida quanto comprada, o risco e muito baixo, por isso os volumes nestas operacoes sao muito grandes, e, tendem a remunerar uma taxa nao muito atrativa. Ex.: Petrobras ON vs Petrobras PN;
  • Controlada vs. Controladora : Algumas empresas listadas na bolsa sao controladoras de outras empresas também listadas na mesma bolsa, e, também detem um número razoavel de acoes destas, sendo assim, seus resultados sao muito similares, na maioria das vezes a controlada representa quase que a totalidade dos ativos da controladora, facilitando ainda mais a operacao de arbitragem e reduzindo os riscos. Ex.: Banco Itau vs. Itau S.A.
  • Intrasetoriais
  • - Este tipo de operacao baseia-se na correlacao de precos que as duas empresas demonstram no mercado, caso haja uma grande distorcao nao justificavel entre os precos destes ativos, pode ocorrer uma operacao de arbitragem entres estes pares. Ex.: ITAU vs. Bradesco;
  • Intersetoriais - E um dos tipos menos vistos no mercado, por ser de maior risco, deve haver um grande conhecimento dos dois mercados, mas, também proporciona os maiores ganhos potenciais. Ex.: PETR4 vs. VALE5.
Essa foi uma pequena pincelada desta modalidade de operação que julgo muito interessante. O assunto não é tão simples como pode parecer a primeira vista e nem seria possível esgotá-lo em um único post. Mas vamos acompanhar oq vai dar essa operação narrada aqui. Voltamos a falar do assunto oportunamente, amigos.

12 comentários:

Unknown disse...

BOa analise, mas e ai, hora de comprar petr4???

Unknown disse...

entendiiiiiii
bem legal heim chapu
mas isso ainda é muito sofisticado para mim
no maximo ainda estou na venda descoberta intraday
e amanham tnlp4 no gap do divi?
meu long e short
eh correr telb para milk
de milk para telb
ahhAhAha
é engraçado né
como setores mesmo distintos
ações distintas
seguem iguais graficamente
e os fundamentalistas ficam putos

Unknown disse...

e a cosan heim chapu?
como pode
hahaha
3 vigorossos candles brancos
grandes e fortes
e me da uma dessa agora
hahahahah

Anônimo disse...

bem observado chapuleta! short long john nelas!

APSFOX disse...

Ai vai a recomendação da minha corretora.
PETR4 - REITERAMOS A RECOMENDAÇÃO DE COMPRA

A PETR4 formará um padrão de candle de reversão, “Piercing Line Patern”,
caso feche acima de 33,20.


Formação do Piercing Line Patern: O primeiro candle é um corpo razoavelmente longo de baixa. O segundo candle é de alta, abrindo abaixo da mínima do dia anterior e avançando mais de 50% sobre o corpo do candle anterior.

O Estocástico Lento está em numa região de sobre- venda.
O que vcs acham não vou mto atrás da opnião da corretora, mas quem sabe....

Unknown disse...

eu acho que a moda do piercing ja passou
hAHAHaHaHAH!

bom eu quero entrar em petr4 sim
ja sai da tnlp4 na abertura hj
e com o din din do LP quero buscar uma big blue
só que para eu entrar no fechamento de petr4
eu esperaria formar
ou um candle estrela
ou um candle martelo
ou um candle bebe abandonado
mas.... pelo visto naum esta por ali naum
ateh o fim do pregão ainda tem muitas chances
diz ai chapulets
oque vc acha da petrinha
meu estocastico ja esta vendido
só falta o candle e o suporte

Anônimo disse...

Ganhando dindin hj nessa opereta heim chapuleta

Raffa disse...

Legal a operação. Forte demais pra mim ainda. Já é hora de desmontar?
Abraço

Anônimo disse...

opa! finalmente chegamos a um fundo!!
agora é só confirmar amanha q voltamos pra tendencia de alta... pelo menos no CP....

B. Graham disse...

olha o martelo de livro na jhsf3

Guilherme disse...

kkkkk eu vi graham
ams aquela jhsf3 eh um lixão neh
vai que cai mais
tem que confirmar amanham os graficos
não adianta nada fechar só um dia
operei milk e telb4 hj quando elas andaram e acabei no final voltando para milk
vamos ver amanham se temos um dia bom
pelo menos na abertura dela

Hermenegildo Chapuleta disse...

Boa noite amigos.

Que dia heim?!