sexta-feira, 23 de abril de 2010

Por que eu olho o book?


Como tinha prometido há alguns dias e respondendo ao e-mail do Renato,  vou explicar pq EU, Chapuleta, olho book para auxiliar nos trades.

Para nos ajudar, postei acima o movimento de PETR4 no dia 16/04 (sexta-feira).

Se 1200 hs tem corretora vendendo 2 milhões de ações (sem contra-parte expressiva), qual a probabilidade da gente se dar bem, por exemplo, operando na compra de opção?

Olha acima que interessante. Quantas corretoras foram necessárias para absorver as vendas do CS nesse dia?

Obvio que se eu for comprar PETR4 ou CMIG4 para encarteirar para o LP, eu não preciso nem olhar book, nem gráfico. O certo seria analisar simplesmente os números da empresa e, dependendo da experiência e conhecimento de cada um, tentar precificar sua ação. Mas para o curtíssimo, pq não posso dar uma olhadinha no book?

No caso acima, se uma corretora está vendendo tanta ação até meio-dia, a tendência é que ela continue suas vendas mais ou menos na mesma proporção até o final do pregão. Ela precisa vender grande qtde de ações. Como sabe que não teria comprador para essa absurda qtde de uma vez só, vai vendendo durante todo o dia. No final, o preço de venda dela está próximo ao preço médio do papel no dia. Ou seja, nem vendeu na mínima, nem vendeu na máxima (até pq não seria possível dado o volume operado).

Por isso eu não entendo pq tanto preconceito quanto ao book. Se a pessoa prefere operar sem olhar, ótimo. Eu dou uma olhadinha sim, e daí?

A propósito, deu meio dia e está na venda forte alguma das grandes (Pactual, Credit Suisse, Hedding Griffo, Merril Lynch, Morgan Stanley, JPMorgan etc) via de regra é ferro. Nem adianta operar na ponta contrária. Muito cuidado se decidir operar e tiver que fechar a operação no mesmo dia.

5 comentários:

Eduardo Machado disse...

Ae Chapu,
Qual o software que usou para gerar esse rank do book?

Abração!

Hermenegildo Chapuleta disse...

BIDS (do Banif)

Abçs

Paulo disse...

Olha o book de SMTO3 então. E compra!

Das 11:19 às 11:58 a Merril Lynch soltou 100 ações por minuto, exatamente. Agora parou. Hora da reação! (espero! :P )

Guilherme M. disse...

Caro Hermenegildo, o sr. ainda não me passou uma forma de contactá-lo.
O sr. já viu a ferramenta "Ranking de Ativos" e "Ranking de Corretoras" da Cedro?
Dê uma olhada, vale a pena pra quem olha o book: http://www.cedrofinances.com.br

Infelizmente eles deram uma simplificada na ferramenta. Antigamente dava pra ver a média da semana, quinzena ou do mês. Agora acho que só tem do intraday.

Hermenegildo Chapuleta disse...

Opa, será um prazer.

bolsafeliz@gmail.com

Abcs