segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os segredos de operar opção - a forma mais rápida de enriquecer na Bolsa

Como postei aqui uma ou outra tela de operações com opções, recebi muitos emails de pessoas interessadas em obter alguma orientação sobre o assunto.

Então vamos lá. Muita gente fala de opção, mas nem sempre o iniciante entende. Então vamos tentar ser diretos:

As vantagens da opção são inúmeras:
1 - Rico na Bolsa, todos vamos ficar, não é verdade? Alguém entra na Bolsa sem essa intenção? Não. Então!
A opção é a nossa tentativa de encurtar esse prazo.
Opção é a maneira mais rápida de ficar rico na bolsa. Hoje mesmo, a PETRD36 esteve a 0,71 e foi a 0,94, ou seja, 35% de lucro pra quem comprou a 0,71 e vendeu a 0,94.

Olha que maravilha. Alguns vão falar: "Mas é muito difícil comprar na mínima e vender na máxima.
Aí eu pergunto:"Difícil por que? Tinha vendedor no 0,71? Tinha. Tinha comprador no 0,94? Tinha. Então. Vc não fez negócio nesses valores por que não quis.



2 - Nem todo mundo pode comprar 10k ou 100k de VALE5 ou PETR4. Mas muita gente pode comprar 10k ou 100k de PETRD38 ou VALED50.
Pensa comigo, com 50 mil reais vc compra 1k de VALE5. Ou seja, pra ganhar mil reais, o papel tem que subir 1,00.
Porém, com 50 mil reais, vc compra 200k de VALED52. Se a opção subir 1 centavo, SÓ 1 CENTAVO, vc ganha 2 mil reais. O risco? O risco é cair, né, mas as empresas tão formando parcerias com outras empresas do setor então... esse risco "sic" não existe muito esse risco "sic".


3 - A opção te dá liberdade, te dá qualidade de vida. Ao invés de ficar tentando acertar  Day Trade a vida inteira, vc faz trade em opção por uns 2 a 3 meses, fica rico e vai poder curtir a vida, sem mais prestar contas a ninguém.



A essa altura, algum iniciante em Bolsa ou mesmo um veterano que nunca se aventurou em opções já deve estar totalmente hipnotizado. Então, a coisa é exatamente assim. A gente olha as oscilações das opções e as oscilações da nossa carteira de ações. Depois de nos achar otários, por estar perdendo meses pros nossos papéis subirem 20% enquanto as opções sobem isso as vezes em uma hora de pregão, o próximo passo é começar a comprar uma opção aqui e outra ali.

As vezes, a compra dá certo. Infelizmente. O fregues ganha 10%, ou até mais, em meia hora. É o que de pior pode acontecer.
Ele pega confiança e compra mais. Ganha mais 30%. Hummm. Esse vai sofrer.

Aí ele compra mais e perde um pouquinho. 10%. Depois perde mais um pouquinho. Mas ele já ganhou, sabe que é possível reverter essas perdas com uma única operação. Então ele vende parte de sua carteira e espera D+3 pra começar operar as opções que vão fazer ele enriquecer de vez.

E ele compra pesado. A operação dá 10% de lucro em meia hora, ele não zera. Depois de mais meia hora, deu para trás e ele agora está com 10% de prejuízo.

Hora do almoço, o mercado não vai nem volta. Ele, sem apetite, fica olhando o pisca-pisca. Cai mais 10% suas opções. "Vai pra cima" - repete ele.

As horas passam e a opção cai mais um pouquinho. O fechamento se aproxima, tic-tac tic-tac. "Levo a operação pro dia seguinte, ou assumo esse prejuízo de 30%?"

Leilão. O papel não cede no leilão, mas a opção cai mais 5%. "Que merda! Pq a opção está caindo, se o papel está se mantendo?  Deve ser a turma zerando as posições. Amanhã normaliza. Vou levar a operação pro dia seguinte. "

Aí o sujeito, que quando operou com pouco capital ganhou nas opções, agora  que resolveu entrar pesado o mercado resolveu ceder. Sacanagem. O sujeito nem janta. Dorme tarde, querendo saber como serão as Bolsas da Ásia. Fica nos fóruns, nos Blogs, nos sites.

Ih.... Ásia negativa. De manhã, ih... Dow Jones futuro negativo. Imagina a pressão sobre esse sujeito. É muita adrenalina. Até vicia. VICIA de verdade. Daí pra um remedinho tarja preta é um pulo.

Portanto, quem for começar a operar opções, tem que ter a cabeça muito no lugar.

IMPORTANTE : Separe uma grana pequena pra começar. Uma grana que se vc perder, não vai te fazer falta. De preferência, abra uma conta em outra corretora que não a que vc mantém sua carteira, pra não ter a tentação de misturar as coisas.

Não conte mais com essa grana e nem fique triste quando vc perder tudo dessa conta, o que invariavelmente irá ocorrer.

Cuidado pra não ficar viciado. Quando vc começar a sonhar com PETRD38 a 0,14. "Vendi a 0,16. Comprando a 0,13 etc"... quando vc começar a sonhar com os candles do ativo etc. é sinal que está na hora de dar uma parada.

Opção é coisa séria. Não é ação de centavos. Opção zera todo mês. Dia 20 de abril não tem mais série D. Se vc tiver 100K de PETRD38 e não exerce-las, dia 20 de abril vc vai abrir a sua custódia e esses 100 k não estarão mais lá.

Portanto, amigos, muito cuidado. Quem quiser operar opção, faça.  É ótimo como lazer. Dá um prazer e uma adrenalina enorme acompanhar o mercado olhando as opções que compramos ou vendemos.
Não precisa ter medo. Como lazer, repito, é realmente sensacional. Já como forma de ganhar dinheiro... tenho minhas dúvidas.

10 comentários:

HOLESHOT disse...

Telb disparando hein, agora se o Lula soltar alguma amanha o trem vai fica discarado demais!!! Que loucura!!!

Guilherme disse...

chapu
ja leiu o seu post
é que larguei PDGR3 na casa dos 30 cents e operei freneticamente telb4
e ainda terminei o dia comprado

vou dar uma deitada e ja vorto!
espero mesmo que tenha vazado alguma coisa
para amanham cedo chamarem o gordinho do gap!

B. Graham disse...

excelente postagem. tem que achar o canalzinho, opções a seco seguindo tendencia é interessante, particularmente compra a seco ou opções a descoberto, quem estudou e sabe bem, acho obrigatorio opera-las.

tenho feito operações com opçoes de venda coberta, tirando 2% a 5% ao mes, as vezes sendo exercido as vezes não.

Anônimo disse...

aew chapuleste
gosteiii!
hahah tem que operar as vezes
quando acha que o papel vai se mover afavor
ai operar uma opçãozinha
suave ...
agora telb4 não esta longe disso
quando vi a LTB dos 60min rompendo
nem imaginava a força...
agora é esperar amanham
ver se o lula chamou o gordinho do gap ou naum

Guilherme disse...

sou eu ai emcima!

Hermenegildo Chapuleta disse...

hehehe, TELB animando a turma.

Anônimo disse...

só uma dica: é laser e nao lazer! Laser nos óio!
huauhhaua
abraço

Marcio Barros disse...

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros envolvidos no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), prevista para hoje, foi novamente adiada. Segundo o ministro das Comunicações, José Artur, o tema sequer foi tratado hoje durante o primeiro encontro convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a reforma da semana passada, provocada pela saída dos ministros que disputarão as eleições em outubro.
José Artur disse que ainda não sabe a data da nova reunião do PNBL, mas aguarda uma confirmação para breve. ??O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, disse que a data da reunião sobre o PNBL ainda não foi divulgada, mas acredita que acontecerá ainda esta semana.

Ele participa amanhã de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, sobre a situação atual da Telebrás, sob o ponto de vista de seus acionistas e dos usuários dos serviços de telecomunicações.

Santanna também disse desconhecer o motivo da movimentação das ações da Telebrás registrada hoje, com alta de 10,29%. “O governo ainda não decidiu nada sobre a estatal”, disse. Ele acredita que a oscilação das ações se deve ao noticiário ainda da semana passada. A reunião com o presidente Lula irá definir se a Telebrás será a gestora do PNBL, qual o tamanho do plano e se haverá a participação da iniciativa privada.

T+
Abraços para todos

Anônimo disse...

EU SO COMPRO A SECO, MAS ANTES PASSO A MANTEIGA

RICK MARTIN VILLELA DA SILVA

Fabio Tagliavini Neto disse...

Salve Chapula , é por aí , mas tem que entender das tào famosas gregas e tb tem que ter olho clínico.Quando eu não era uma sardinha pegava umas megas distorções nas séries , tb é válido.
Show de blog cara, abraço ,

Fabio Tagliavini Neto