quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pergunta do leitor sobre viver de Bolsa


Prezado Rafael. Se você ainda é estudante e já tem 120 mil reais, pode ter certeza que você é um privilegiado. No entanto, sem querer te jogar um balde de água fria, essa quantia não dá pra muita coisa se seu pensamento é "independência financeira."
Se você comprasse ações pra fazer venda coberta, no primeiro mercado de baixa de verdade você iria ver o que é bom pra tosse. No mercado de alta de verdade, você seria exercido e pra recomprar iria perder papel. Não acho viável.
Na especulação, você depende de vários fatores. Então não poderíamos dizer que vc tiraria um "salário" mensal.
Lembre-se: Bolsa não é igual a Renda Fixa, que normalmente você tira o extrato e a cada dia seu bolo está maior. Na bolsa, um dia tem fermento no bolo, no outro o bolo murcha ou cai no chão.
Na boa? Quer ganhar salário na Bolsa, liga pra BMF&Bovespa e pede emprego. A Bolsa só paga salário aos seus funcionários.
Agora, quando você tiver uns 500 a 800 mil reais, já dá pra começar a pensar a viver disso, a depender só da Bolsa. Aí você dividiria sua carteira, protegendo a maior parte em boas ações e boas pagadoras de dividendos, então poderia direcionar parte dela pra Venda Coberta e outra parte pra operações mais arrojadas ("micos"), cujo potencial de valorização em sendo maior, atrela riscos também proporcionalmente elevados. Poderia até ter um "salário" maiorzinho, né?
Minha humilde opinião é essa. Não é verdade absoluta, muito pelo contrário.
Aberta para os comentários dos leitores, que com certeza podem ter outra visão e enriquecer o debate.

39 comentários:

Unknown disse...

PARA DE DESENCORAJAR AS PESSOASS !! AMIGO PODE VIR COM SEUS 120 QUE SE VC NÃO GARANTIR 2 MIL E POR QUE VC NÃO SABE NADA !!!

800 MIL CARAIO !!! 800 MIL EU COLOCO NA RENDA FIXA E PARA DE ARRISCAR MEU DINHEIRO !!!

KAKAKKAKAKAKA !!!!

Paulo disse...

Possível é, sem dúvida, mas corre o risco de ganhar 20mil num mes e 500pila no outro.. E quando tiver uma crise então, esquece...

Anônimo disse...

viver talvez não dá pra viver...agora que com 120 conto dá pra fazer uma bela grana isso dá, se vc estudar e tiver sangue frio...
faz seguinte: divide o capital por 3, manejo de risco...stop..alvo. estude AT que daí vc só vai se dar bem...

Hermenegildo Chapuleta disse...

Hehehe, viu Rafael. Opiniões divergentes por enquanto.

Achei de alguém dizer pra vc comprar tudo em JBDU4 e sentar no papel, mesmo que passe fome uns meses antes da explosão final.

Deitreidina disse...

Fazendo os trades conta de luz e conta da faculdade, vc ganha muito mais. Vem pra bolsa, Rafael. Vem ser feliz.

Anônimo disse...

acho 120 mil pouco se vc encarar um mercado de baixa forte , pode ser q com venda coberta vc consiga um rendimento razoavel , mas eu nao colocaria a grana de 1 vez so nao ....nunca se sabe o q pode acontecer amanha... agora p/ o cara q com 800 mil iria p/ RF...se seu pensamento eh esse seu lugar n eh na bolsa sem com 800 nem com 100.abraços vida longa ao blog q eh o melhor sobre bolsa !da de 10 a 0 no tal do bastter rs

Anônimo disse...

Pode dar pra viver, com muito menos, eu com 50K, tiro outros 10K todos meses so operando a seco, eu sou foda, isso so operando dentro de um canal nos 15 minutos, mas isso e pra poucos.

Anônimo disse...

Rafael, segue os passos:
1º deposite 115 mil na poupança e garanta 6% ao ano.
2º separe 5 mil e estude durante 2 meses (livros, apostilas, cursos especificos sobre estratégias).
3º depois dos estudos iniciais, retire 40 mil da poupança e inicie seus trades, após alguns meses, vc estará apto a aplicar o restante do seu R$.
O R$ é seu, mas a escolha no momento para entrar depende do seu conhecimento do mercado.

[]s
DENGARS

Hermenegildo Chapuleta disse...

Opa, pra não deixar dúvidas Rafael, quando eu falei que 500 a 800 mil vc teria um salário "certo" (seé que se pode falar que alguma coisa é certa na bolsa), não quer dizer que vc não possa ganhar 20% ou mais num mês. Mas também não quer dizer que caso vc precise realizar toda a sua carteira de uma vez, vc estará no lucro naquele exato momento.

Gostei das respostas. Vai lendo aí que acho que já clareia um pouco suas idéias.

Anônimo disse...

Da pra viver da bolsa sim, e so ter uma mulher gostosa, e dar uma bolsinha pra ela rodopiar em um bairro chique daqui do RJ, LUCRO CERTO, literalmente viver da bolsa, e nem precisa de 120K, so um corpete daqueles

Carlos disse...

Mano Hermenegildo,

Gostaria de uma opinião sua. E de todos tb sobre qual operadora é a melhor com melhores preços de corretagem do momento?

atualmente utilizo a TOV, mas tenho pagado R$ 13,50 + 0,275% do total movementado, é o preço deles com um analista me acessorando. Acho q estou deixando muita grana pra corretora.
Tirando q o HB da TOV não para de travar e isso me deixa bastante irritado.

Um abraço,
Carlos

Rafael Nogueira disse...

Num ano como o de 2009 tudo que eu queria era ter 120 mil pra investir na bolsa... no minimo teria completado 250 mil, se colocar que tirarai 2 mil por mes teria ai uns 180 mil aplicado no fim da historia e fazendo render 1% tiraria 1800. o que nao eh dificil na bolsa... 1% eh até facil siga as dicas da galer a qopera a mais tempo e leis os foruns, seu quiser me dar 5% dos lucros eu cuido da sua carteira!! ehehehe Valeu Chará boa sorte!

Anônimo disse...

Analisar o lado esquerdo do gráfico é fácil. Basta ter 1 olho, nem precisa dos dois. Mas não dá pra investir pelo passado. A pergunta é, e um ano como 2010? Como fazer? Eu dou a resposta, mas só no início de 2011, ok?

Vende!

P. H.

Unknown disse...

leia bastante sobre a bolsa e vá investindo aos poucos, não pegue 120.000 e invista logo tudo, separa 50% do dinheiro e vai operando apenas com isso durante uns 2 meses, depois vai pensando em investir todo. Ah, quer lucro certo? leia o brog bolsa feliz :D essa é a minha opinião

Anônimo disse...

porra ainda não entendeu! Vai trabalhar vagabundo! Viver de bolsa tu vais perder a tua saude, familia, cachorro será o último abandono. Como diz um famoso operador: - em 5 anos fiquei rico, depois em 6 meses estava devendo o que não tinha. Abre o olho enquanto é tempo! Saia da bolsa enquanto é tempo!

Carlos Eduardo disse...

Eu que sou uma piaba no mercado de ações, com 16 mil consegui fazer 2300 só esse mês, o que não daria para fazer com 120 mil, rs. Rafael vai estudando e concordo com que a maioria falou, aplica apenas uma parte até adquirir experiência e conhecimentos. Uma dica para começar, estuda as ações do setor imobiliários, algumas excelentes oportunidades com o plano do governo de habitação. Grande abraço

Anônimo disse...

Só pra ter uma idéia, já que um colega falou sobre setor imoiliário. Caso vc tivesse colocado seus 120 mil nas ações de construtoras ano passado voce poderia ver seu dinheiro minguar uns 10 mil por mes, durante vários meses. Dia de pouco, véspera de muito, este ano o quadro foi o inverso. Fato é que não dá pra tirar salário de bolsa de valores. Vai pelo Chapuleta.

Ray

Alexandre disse...

Rafael, tirar 1,6% ao mês, tranquilo, para os meus clientes, tiro em média de 3 a 5% ao mês, correndo pouco risco. Mas tem que conhecer bem o mercado, não é para qualquer um.

abs

Alexandre

Anônimo disse...

Largar o batente só com 4 milhas em ações. Melhor ter sempre um plano B e ficar rindo e "se" dando bem.
Pô cara, vai ficar coçando o saco pela eternidade? Bolsa é lazer.

Anônimo disse...

Chapuleta, quanto é seu rendimento mensal em percentual?
Se puder responder...

Rafael

Anônimo disse...

Rafael gostei de ti por causa da sua ingenuidade. O mercado vai te comer vivo! Sardinha transeunte. Vai trabalhar e bota teu dinheiro na poupança...não te dou mais conselhos!

Anônimo disse...

herme, tá apagando meu comentário, deixa o rapaz se encantar e terminar termadão cabeça dura como eu, por isso que sumi, Rafa, depois nao vai chorar pelos cantos dizendo que não foi avisado! Ray

Kozel® disse...

Siga a Central Rei dos Micos ao pé da letra(tem que ler tuuuudo,eu comecei em 09.09.2009 com 12700 reais e hj estou c 4000 ações de EUCA4,que pretendo vender rápido.
(batendo 7reais).

Sugiro a leitura do livro reminiscências de um especulador .
Faça o download aqui e use o programa utorrent
http://www.mininova.org/tor/1005782

Abraço

Anônimo disse...

Ai, ai , ......bolsa virou o sonho de consumo da classe média! Há um tempo atrás era o concurso público. Hoje é a bolsa.
Todo mundo idealiza operando na bolsa através do notebook sentado em sua cadeira de praia de frente para o mar.
Ou então, faço uns trades pela manhá e vou passear no shopping à tarde.
hehehe, taí mais um filhinho de papai querendo fazer isso. Vai acabar é bancando o lucro dos tubarões.

Fredson Alves disse...

Acho que é possível sim
Vc só tem q ser disciplinado
Qndo ganhar mais de dois coloca o que ultrapassar isso na poupança para compensar eventuais prejuizos futuros.
Eu faço isso e tiro mil por mes com trinta e cinco mil operando.
E já tenho cinco mil acumulados na poupança para os tempos de vacas magras.
É claro que tem que ter conhecimento tbm né.

Anônimo disse...

Tudo depende do tipo de mercado (alta, baixa, de lado). Mas concordo com o Cahapuleta. Se quiser um "certo", em qq tipo de mercado, pra que no mes que der errado as operações vc poder se segurar, tem que ter uns 500k. Mas com disciplina, o montante anual pode ser muito maior, muito maior mesmo, que os 24 mil anuais pra te dar certo 2k/mes.

Antônio

Anônimo disse...

Rapaz nao vai na desses caras q estao te desencorajando nao,conheço muita gnt q vive sim de bolsa mas n começaram ontem eu mesmo vivo,tenho 5 anos de mercado o q ainda eh pouco.Começa com lote minimo ou de petro ou vale. É bom p/ descobrir se tem estomago p/ aguentar as variaçoees do mercado. Quem passou pela crise sabe do q estou falando rs. bolsa eh lazer? ahaha q piada.

Anônimo disse...

Obrigado a todos que me responderam. Vou continuar tentando aqui, mas foi bom pesar tantas opiniões diferentes.

Obrigado Chapu.

Rafael

Anônimo disse...

o negócio cara, é day trade cara...faça uns 20 todos os dias..
ja que é pra brincar..bolsa é igual bingo cara... tem mais..cê é novinho..se conseguiu 120 até agora...não vai demorar muito pra consegui outros 120..day trade é só se dar bem...tem também venda a seco...depois te ensino...

Anônimo disse...

Rafael, vou te contar minha história. Botei 100k na bolsa e perdi tudo em 2 anos. Falei que nunca mais voltaria a traidar, no máximo iria operar taxa. Claro que eu estava me enganando e voltei, perdi em bisa3 e agin3 essa semana 16k. Em resumo, eu não sei como se faz pra ganhar dinheiro na bolsa, pra mim ela só serve pra matar meu vício. Seja se esse não é seu caso. Caso não seja boa sorte.
Villela.
Para os intimos Strica Jr.

Unknown disse...

Chapuleta, eu sei que aqui não é o lugar mais apropriado, mas é o que vc lerá primeiro. O balanço trimestral da ecod3 sai segunda-feira (dia 26/10), o que devemos esperar desse balanço? Acho que vai ter outro estouro, e vc, o que acha?

roberto villela disse...

parabens ao blog hermes .. cada dia melhor !!!.tem ate falso ray, villela e outros...,.kkkk . e se perdi com um tiro .ganhei em outro como eco de 1,02 a 1,18....abs

roberto villela disse...

botar de 5 a 10% na bolsa é crime?? .se for pra 20% ou zero nao muda a vida ...queja é tao boa!!!...perigoso e quem acha que vai viver disto...ou coloca 80% do que tem....


chapa...se puder anota os ips dos falsos animais


abs

Anônimo disse...

Vamos escutar atentamente nosso mestre Villela, esse cara e fodao, mestre de mercado.

RAY SEIXAS

Anônimo disse...

DILMA e sua bolsa HERME, de 15K de reais, essa sim sabe COMO SER FELIZ, ela e o LULAO. PAC = Programa de aceleracao do caixa 2

Anônimo disse...

ser duro ,banido e invejoso deve ser uma merda

SAMUEL disse...

Quantas revelações hehe. This is on fire! Descobri uma ação com P/VP de 0.28 e P/L zero, check it: - AGEN11, novo furacão!!!

Anônimo disse...

O Herme me ligou e pediu pra postar q ele tá viajando e com saudades de todos.
Bjs
Rosicreide

Anônimo disse...

Tem um cara esperto, que ao inves de comprar AGEN11, foi de AGIN3, hahahaha, em agen11 da pra comprar 120K e viver da bolsa.