terça-feira, 6 de outubro de 2009

Surpresos por bull market, analistas veem realização mais próxima em outubro


"Surpresos por bull market, analistas veem realização mais próxima em outubroPor: Vitor Silveira Lima Oliveira06/10/09 - 11h00InfoMoney
SÃO PAULO - Após mais um mês em alta, o mercado de
ações doméstico surpreende, intriga e assusta. Neste cenário, investidores e analistas voltam a pensar sobre o que fazer no mês de outubro com uma boa dose de cautela. Frente à incerteza, parece melhor não inventar.Após bater os 60 mil pontos, o Ibovespa deixou boa parte do mercado boquiaberta. Muitos, como a corretora Socopa, projetavam que este nível seria atingido apenas nos últimos dias de 2009. A surpresa maior, no entanto, deu-se pela resiliência demonstrada pelo índice frente à divulgação de dados desfavoráveis nos EUA.O fantasma da realizaçãoPara muitos analistas, o último mês traria consigo uma boa dose de realização, em função das expectativas desfavoráveis sobre dados do mercado de trabalho e imóveis norte-americanos. O gatilho, contudo, não funcionou como esperado."O movimento de alta não foi interrompido pela divulgação de indicadores econômicos abaixo do esperado, o que dificulta a previsão dos movimentos para o final do ano", destacou a equipe da Socopa, em relatório. "Não acreditamos em oscilações significativas do índice em outubro", completou.Outra que viu o índice atingir mais cedo seu alvo para o final do ano foi a Ativa Corretora, que manteve sua confiança na tendência de alta para o Ibovespa no médio prazo, mas aposta que "a volatilidade deverá ser intensificada no curto prazo", com certa estagnação do índice.Pressão à vistaSugerindo uma boa dose de conservadorismo, a corretora Banif também destaca a surpresa e o susto dado recorrentemente por este bull market de 2009, especialmente pela não confirmação de tamanho otimismo nos indicadores econômicos."Consequentemente, aumentam as preocupações de que uma realização acontecerá e de que ela será mais forte do que inicialmente imaginada", destacou a corretora. O nível elevado atingido pelo índice doméstico seria resultado apenas da elevada liquidez dos mercados globais. Ademais, outros focos de volatilidade passarão a ser mais ativos neste mês de outubro, como as eleições presidenciais de 2010 e a nova temporada de balanços corporativos, referentes ao terceiro trimestre deste ano."
Então compra!

3 comentários:

Hermenegildo Chapuleta disse...

Não adianta a torcida contra dos analistas, dos ciganos, das rezadeiras. Bolsa rumo aos 100k inicialmente.
E tenho dito!

Anônimo disse...

Considerações Finais
O Índice Bovespa seguiu dando continuidade a sua tendênci de alta, mas mostrou um forte equilíbrio entre forças compradoras e vendedoras no intraday. Sentiu a forte resistência por volta dos 62.600 deixando um candle de topo chamado spinning top, que sinaliza a primeira exaustão na compra que poderá ser concluída com uma barra de baixa para formar uma evening star (padrão de topo). Mas para isso é preciso uma barra de baixa e fechamento abaixo dos 62.000, onde inicia uma realização para buscar inicialmente os 61.170, quiçá os 59.600, sendo este último o suporte mais forte no curto prazo. Do ponto de vista positivo, volta ganhar força na compra anulando o candle de topo se romper os 63.290 pontos abrindo para buscar, com um belo range pela frente os 66.300 pontos podendo ter enrosco inicialmente nos 64.000 pontos. Com este pregão, o IFR volta a mostrar uma divergência de baixa, que vai servindo como um alerta para as proximas sessões.

Anônimo disse...

DJIA - O índice dow jones sentiu a resistencia dada por uma LTB (Terciária) iniciada dia 23/09 e segue corrigindo dentro de uma tendencia de baixa de curto prazo. Vaio precisando do rompimento das resistencias imediatas em 9775 e 9834 para afastar o perigo de novas precipitacoes na venda abrindo para buscar os 9917, regiao onde libera. Do ponto de vista da terciária de baixa, todo cuidado é poco na perda dos 9666 onde desarma o intraday abrindo para buscar os 9590, quiçá os 9550, objetivando os 9430 dando continuidade a sua terciária de baixa.