segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ainda sobre opção

"Vejo que os mais novos começam a perguntar sobre lançamento coberto, e, pela mecânica da operação (compra 100 PETR4 a R$32 e lança 100 PETRc32 recebendo R$1, se for exercido ganho X%, e estou protegido até 31) ficam com a falsa impressão de estar fechando um trato lucrativo e seguro. Nada mais longe da realidade. O lançamento coberto é uma operação que exige ainda MAIS conhecimento do operador, inclusive da análise técnica. Não há fundamento nenhum por trás das operações com opções no Brasil, que vencem a cada 30 dias. O preço do ativo, de sólidos fundamentos, que acaba de apresentar um balanço excelente, pode despencar nesse período mais de 15%, sem que os fundamentos registrem a mínima modificação. Os fundamentos são revistos a cada 3 meses, com a apresentação dos balanços trimestrais. Ou seja, para operar opções, vc deve saber MUITO de análise técnica. Porquê? Porque o melhor negócio a ser feito com opções é lançar opções quando o ativo chega perto de uma resistência importante e recomprá-las assim que o ativo volta para um suporte importante. Caso o ativo perca o suporte, deverá ser lançada uma opção de um strike inferior. Mas aí é que está o segredo. Ao se lançar novas opções de strikes inferiores, na busca pela proteção da queda, o lançamento será feito com indicadores esgotados, sugerindo COMPRAS e não vendas. Ou seja, as opções terão pouco VE. Caso haja um repique, a recompra da opção lançada pode ser no prejuízo (as vezes compensado pela alta do ativo), no mínimo, causado pelos custos de corretagem e emolumentos. Se vc não recompra, terá limitado seu lucro (mas não seu prejuízo). Estudem MUITO antes de lançar opções. Se o negócio que a priori parece certo (comprei a X, lanço e recebo 1/X, e se sou exercido saio com X+1/X) for assim, e vc for exercido, só terá sido um bom negócio se o valor do exercício for igual ao do seu lançamento ou no máximo 1 strike acima. Se vc lançou PETRG48 e no 16/7 a PETR4 está a 56, vc vai se sentir muito mal. Os operadores que possuem uma carteira grande, lançam opções sobre uma parte da carteira, operam durante todo o pregão, e estão muito atentos para recomprar ou rolar posições quando o mercado assim o determina. Nas mãos do operador experiente, o lançamento coberto é uma ótima estratégia. Numa carteira pequena, nas mãos de um inexperiente, será mais um limitador de lucros (e não de prejuízos!). Sugiro para os mais novatos o aprofundamento dos estúdios sobre análise técnica antes do início das operações com opções. Um stop curto é muita mais proteção numa carteira pequena do que o lançamento coberto. Bons negócios para todos! "

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá hermenegildo´
vc poderia fazer algum breve comentário sobre datrade em opções.
Ronaldo

Anônimo disse...

digo:daytrade

Unknown disse...

queridaaaaaaum

oque voce acha de especular em
fstu11
fsrf11
fspe11
???????

heta4 esta indo
hoot4 acho que já foi
e kepl3
irá

hahaha
abraçoooo

vamos continuar mesmo sem os estrangeirosssss rapidõesss

VENDEDOR COBERTO disse...

hehehehehe. Concordo 100% com você. Apesar de classificarem a venda coberta como operação de hedge, ela não é. Melhor são as operações de arbitragem (LS) para defesa de carteira.
Contudo, avalio que o mais importante é saber que existe a operação, e ela pode ser usada sim, mas apenas por pessoas experientes. Essas operações na mão de qualquer pessoa pode gerar um grande problema.
Stops longos são boas proteções de carteira, stop curto eu já não aconselho, violinos são dados todos os dias nas smallcaps, e todo iniciante adora uma small.

PEDIDO: Chapu, vc conhece o mercado de indices? ouvi falar que ele fornece ótimas seguranças de carteira durante as quedas, vc poderia falar algo algum dia?

Unknown disse...

vc viuuuu hermoooogem

BEES3

o FR que saiuuuuu hoje


booooom
muito bom
vamos ver como o mercado reageeeee

Unknown disse...

jahhh eh hermogem

vendi minhas heta4 agora na abertura
62 cents

15 porcento ganhei do fechamento para abertura

thats niiiice

estou entrando mais no bees3 com o lucro

Anônimo disse...

Opcao e para ser vendida e nao comprada, basta nao ser ganancioso, e ano como 2008 , sao excecoes, uma queda violenta e depois a recuperacao violenta pro outro lado, acho impudente tomar como base para lancamento coberto o mercado de 2008, entao chapuleta, analise os outros 20 anos, com excecao desse que passou, que voce vai ver que o mercado e de alta na primaria, e que nao sobe em linha reta, basta analisar, e vera que lancamento coberto feito de forma adequada e sem duvida alguma a melhor estrategia de LP na bolsa,