quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vai cair? Vai subir? 2010 e 2004


IBOV SEMANAL 2003/2004

Após as quedas deste início de ano, tenho recebido emails de amigos leitores querendo saber se mantenho minha opinião sobre a Bolsa nos 100k pontos.

Tenho recebido pedidos de análise de carteiras, sobre o que estou achando do papel X ou do papel Y, se vai ixprudir, se vai micar.

Amigos, são perguntas difíceis. Nenhum analista sério (e eu nem sou analista e às vezes nem sou sério, hehe), poderia responder se vai subir ou se vai cair em tal prazo. Não é papel do analista este tipo de previsão, ainda mais quando se coloca a variável tempo.

Um leitor perguntou sobre BBAS e ELPL pra daqui a seis meses. Inicialmente, seis meses não é longo prazo. Alguns poderiam dizer inclusive que é curtíssimo prazo.

Bem, mas vamos voltar às perguntas títulos deste post:

"Vai cair? Vai subir?"

O investidor que operava em 2003/2004 deve estar se lembrando daquele início de ano. Naquela ocasião, após um vigoroso ano de 2003, a bolsa abriu em forte alta. Depois teve alguma realização.

Naquela ocasião, ninguém sabia se a bolsa ia dar pra tras ou se ia voltar a subir. Quem apostou em queda, assistiu a uma realização de quase 30%, para depois disso ver a Bolsa encerrar o ano positiva.

O ano de 2010 vai repetir o ano de 2004? Ninguém sabe responder agora. O fato é que a bolsa pode ter realizações importantes este ano, sem que isso signifique necessariamente que vamos perder dinheiro. Dá pra ganhar nas 2 pontas. Mas o primeiro passo para isso é não apostar cegamente suas fichas em uma destas pontas.

Um comentário:

Unknown disse...

naum estou conseguindo abrir a imagem do ibov comentado