sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO: OPÇÃO VENDIDA NÃO PROTEGE CARTEIRA

Agora começa a queda? Não sei. Mas me preocupa as conversas de fórum, incautos conversando sobre vender opção pra proteger a carteira.

Sai dessa. Opção vendida não protege nada nem ninguém. Opção não limita perda. OPÇÃO LIMITA ganho.

Compra PETR4 por 31,50 agora e vende hoje PETRC32 a 1,20. Se a PETR4 for a 20, o que acontece? Você perde 11,50 no papel, mas ganha os 1,20 da opção.
Ou seja, perde 10,30(Prejuízo hipotético de 35,15%).

E se o papel for pra 45,00? Vc vai ter entregar o papel por 32. Ou seja, ganha 1,20 hoje e mais 0,50 de lucro na venda do papel. Lucro total = 1,70 (5,4%)


Agora, se o freguês vai vender opção e vai colocar stop em caso de queda forte do papel, aí é outra históia. Ele pode realmente colocar stop, no entanto, vai ter dificuldades pra zerar a operação e, zerando, vai perder mais dinheiro que uma simples operação de compra estopada.

Realmente, se o papel ficar de lado, entre 30 e 33 mais ou menos, você se dá bem. Consegue rolar a opção pra série seguinte com facilidade, ou deixa a opção virar pó.


PS: Eu sei que vc já descobriu essa fabrica de ganhar dinheiro fácil chamada opção. Eu é que devo ser um total ignorante, incompetente, burro, energúmeno. Eu e todos aqueles que compram opção a seco pra você, lançador de opção, se dar bem nas nossas costas. Pense nisso.

7 comentários:

azevedo.vh disse...

Prezado Chapuleskóvisk,

Sempre concordo, agora discordei.
E se eu tiver comprado de petr a 37?
Não convém lançar opção ITM?
Se pegar, vou rolando...

Achas ruim, mizifi?

Anônimo disse...

Chapu, vc não sabe o que esta falando. Lançamento de opção é a melhor coisa que já existiu na face da terra. Faço isso a anos e nunca me dei mal. Basta aprender a rolar direitinho.

Agora de fato, se ação cair muito, vc pode acabar perdendo, mas isso acontece nas melhores familias.

Se a ação subir muito, faz uma rolagem, e monta uma travinha de baixa para financiar parte da rolagem, se continuar subindo, vc continua montando sua travinha de baixa para a série seguinte, sempre financiando a rolagem.

Nada sobe pra sempre. Só precisa aguentar no maximo 10 meses de rolagem, que eu garanto que vc mais cedo ou mais tarde vai ganhar.

Anônimo disse...

lançamento de opçao e p/ merrequeiro, ganha um pentelhonesimo aqui e ali, fala serio quem opera pesado mesmo e sabe o q esta fazendo ta nem ai p/ isso. eh por isso q nem chego perto do forum do bastter.

Unknown disse...

soh sei ke eu estou 20 porcento comprado....

de resto
to liiiiiiiiiquido

Anônimo disse...

Chapuleta,
também já tive minha fase de achar que lançar opções é um grande negocio.
Estudando as séries para petrobras no ano de 2009, comparando dois investidores que compraram Petr4 em 01/01/2009, sendo que um ficou comprado o tempo todo e o outro lançou em todas as séries, a única situação em que o lançador superou quem ficou simplismente com a ação é quem lançou um strike pelo menos 10% do preço da ação. Isso rendeu aproximadamente 6% bruto (tirando corretagem e imposto é bem menos que isso. Muito pouco pelo stress.
Lançando 2 strikes acima você ganha pouco nas quedas e acumulações e deixa de ganhar muito nos movimentos intensos.
Lançar opção e coisa de quem entende de mercado, não uma coisa tipo receita de bolo.

B. Graham disse...

Comprar ação é ser sócio da mesma. Lanço todo mes. Importante é não fazer besteira na hora de recomprar ou rolar para serie seguinte. A festa está començando. Agora é boa hora para comprar ações.

Valair disse...

Perfeito Sr. Chapuleta. Me lembro que certa vez (faz tempo) falei pro Bosster isso mesmo no site dele que tava iniciando, que ficar vendido sempre em opções limitava lucro nos grandes rallys e não defendia a carteira nas quedas de maneira adequada, até por que o beta vai diminuindo mais e mais quando a opiça fica fora do dinheiro. E o pior são as tais rolagens durante as quedas. Pq cai, e o indivídulo rola de fora do dinheiro pra dentro do dinheiro, aí cai mais, rola de novo, aí cai mais, rola de novo, e então vem um repique violento e limpa a carteira, ou então o vende opiça crônico, tem que sair enrolando pra cima e correndo atrás do próprio rabo. Essa operação, quando é de taxa, é ótima. Compra, lança e reza pra subir e ganhar 100% da taxa se Deus ajudar e for exercido. Fora isso, só quando o mercado ladeia ou sobe devagar. Quando o mercado cai de verdade, venda coberta vira lambança. Quer defender, faça algo apropriado. Ou compra Put (não temos liquidez aqui), ou vende contratos de futuros.

Mas e aí?

É pra comprar ou pra vender?