sexta-feira, 19 de março de 2010

CVM faz acordo com a PF para investigar atuação de investidor

da Folha de S.Paulo, no Rio

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) fechou com a Polícia Federal um acordo de cooperação técnica para apurar melhor casos de práticas lesivas ao mercado de capitais, como o "insider trading" (realização de operações com informações não divulgadas) e a manipulação do mercado.
Para a presidente da CVM, Maria Helena Santana, a parceria vai proporcionar agilidade e melhor condição técnica na investigação das práticas, na detecção de indícios de crimes e na coleta de provas contra os suspeitos.
As duas instituições e o Ministério Público Federal, que tem parceria com a CVM há dois anos, dizem que a maior eficiência nas investigações terá um efeito inibidor maior --algo necessário, segundo os três, para a confiança em um mercado de capitais que desperta interesse mundial como o brasileiro.
Com o acordo, a PF passa a ter servidores designados a serem o contato direto da autarquia quando forem identificados operações e comportamentos suspeitos. A ideia é reduzir a burocracia.
Segundo Pinheiro, a capacidade de agir com rapidez é fundamental, por exemplo, em casos em que se decide por bloquear recursos originados de operações suspeitas, como ocorreu nas investigações de "insider trading" durante a venda da Ipiranga à Petrobras e ao Grupo Ultra, em 2007, quando as ações da Ipiranga subiram 33%.
Naquele caso, o primeiro em que a CVM e o MP atuaram em conjunto, quatro investigados tiveram recursos bloqueados e se tornaram alvo de uma ação civil pública proposta pelo MP.

3 comentários:

Unknown disse...

to nem aiiiiiii
se a cvm colaborar
não volto a ser pião nunca mais
AHhahAHAH!

de olho na jbs
bvmf3
tamm4
cmig4

e na danada da mtig4

ibov tem que seguir dji

milk11 e telb4
parecem fraca
e dando topo
ou o pessoal compra a briga
ou essa budega vai cair

Steve Ness Could disse...

entao vou apresentar minhas manipulações!! rsrs
esse pessoal da CVM nao tá com nada!!

HAGA4
IENG5
INPR3
JHSF3 (bao demais antes de 3,30)
INEP4

Unknown disse...

á sobrou a parte que comprei durante o dia na bvmf

vou esperar até segunda
ela esta ainda na LTB na priori do diario
vou esperar romper para cima
mas com DJI e ibov assim ta dificil