segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Refinaria de Manguinhos

Na mira de Eike

A Refinar ia de Manguinhos, um antigo mico da Bovespa, subiu 131% em três pregões. Por trás dessa dispara da pode estar o interesse do homem ma is rico do País

Um foguete passou pela bolsa na semana passada. A ação PN da refinaria Manguinhos saltou de R$ 0,45 para R$ 1,04, impressionante valorização de 131% em quatro dias, encerrados na quinta- feira 21. Nesse mesmo período, o Ibovespa recuou 3,9%. A empresa, que está em recuperação judicial, foi beneficiada pelo novo programa de refinanciamento das dívidas com o Estado do Rio de Janeiro. Na terça- feira 19, foi aprovada a lei do Refis que autoriza o pagamento de débitos com precatórios. Esta, porém, é apenas uma parcela da explicação sobre o fenômeno Manguinhos.

A outra metade atende pelo nome de Eike Batista. Especulava-se que o novo rei do petróleo nacional, que vem anunciando seguidamente descobertas de óleo negro nas reservas da OGX, teria iniciado conversas com Ricardo Andrade Magro, controlador da Refinaria de Manguinhos. Batista teria levado à mesa uma proposta para adquirir a refinaria, que, no passado, pertenceu à Repsol e à família Peixoto de Castro.

Ela foi comprada por Andrade Magro há pouco mais de um ano, na bacia das almas. Tendo sido boato ou não, esse suposto movimento de Eike provocou a valorização da ação. "O ciclo de produção leva dez anos, depois da confirmação das reservas, que a OGX deve fazer ao longo de 2010. A refinaria é um projeto de longo prazo", diz Flávio Conde, da Gradual Investimentos. Localizada em uma área de 500 mil metros quadrados em plena avenida Brasil, no Rio de Janeiro, Manguinhos anteciparia algumas etapas nesse processo de produção e refino da OGX

A refinaria parecia ser um caso perdido até recentemente. Na bolsa, era um grande mico. Acumulou perdas de 19,7% em 2007, apesar da alta de 43,6% do Ibovespa, e ganhos de 30% no ano passado, enquanto o principal índice da BM&FBovespa subiu 82,6%. Em 2008, as perdas foram de 41,8%, como a média da bolsa. Para virar esse jogo, Ricardo Andrade Magro, que vem do setor de distribuição de combustíveis, tinha planos ambiciosos.

Contratou o executivo Paulo Henrique Menezes, ex- Garantia, para a presidência com a missão de aproveitar suas boas instalações e transformar a empresa em uma produtora de combustíveis de alta qualidade. "Vamos nos focar em produtos premium, como os lubrificantes", disse Menezes à DINHEIRO há duas semanas, antes do início da onda de especulação. Ele falava até numa butique de combustíveis. Mas pode ser que Eike Batista tenha outros planos para Manguinhos.

Fonte: Istoé Dinheiro

9 comentários:

Anônimo disse...

CRDE3
VAI EXPRODIR!!!!
COMPRA!!!

Evandro disse...

Boa tarde a todos.
E ai Chapuleta será que agora vai a CRDE3?

Anônimo disse...

Chapu !!!! qual o criterio que vc usa para colocar os papeis no top pick bolsa feliz elas ficam em destaque porque vao explodir ou porque ja explodiram ????
BOA NOITE
ABRACAOO

Hermenegildo Chapuleta disse...

top pick bolsafeliz nada mais é que um papel que eu acompanho e julgo com excelente potencial de ixprudir. No caso do BEES, além de estar atrasado em relação a seus pares, vive sendo sondado por grandes bancos. É a tendência. Poucos estados ainda tem banco público. Itaú saiu varrendo BANERJ, BEMGE. Santander comprou BANESPA. Banco do Brasil comprou Nossa Caixa. Qual o banco estatal na região sudeste ainda disponível para aquisição?
Lembro em 2008, em meio ao derretimento da Bolsa, o belísissimo desempenho dos papéis da Nossa Caixa. Se bem me lembro, a Bolsa desabou e a Nossa Caixa dobrou de valor.

Não é indicação de nada.

Abçs

Anônimo disse...

Alguém sabe quais são os Bancos que ainda não foram privatizado?

Uncharted disse...

Olá a todos
Também estou apostando alto no RPMG4. Acho que vai dar mais um pinote a qualquer momento. Graficamente e boas notícias levam a isto, embora percebo ( minha opinião) que alguns tubarões estão especulando pra cair um pouco mais pra compraram mais barato. O ponto de saída ainda está meio obscuro pra mim. Pra quem pensa em sair da bolsa agora, veja uma news do ADVFN fesquinha.
"Gestores internacionais felizes com a queda da bolsa brasileira
Desde o início do ano o investidor brasileiro tem acompanhado a cotação do dólar subir ininterruptamente e o índice Ibovespa despencar. Duas situações não muito agradáveis para os investidores conservadores. Bem, os maiores gestores internacionais de fundos estão rindo à toa. Para eles se configura uma situação ideal, uma pequena janela de oportunidade. O Brasil agora esta sendo considerado um dos melhores mercados dos países emergentes, barato em relação aos índices bursáteis de outros países. Na verdade a recente desvalorização do real dá um "desconto" ainda maior para os investidores estrangeiros entrarem, exatamente quando todos se perguntam se é a hora de sair."

Uncharted disse...

Mais uma obs.... Olho na MMXM3 do Rei MIdas.
Bons negócios a todos em busca do segundo milhão!

Anônimo disse...

Continua na Manguinhos? vai ixprudir???
E qua tal a RNAR3 e a CRDE3

Артур Борис  disse...

Sou Артур Борис um residente / cidadão da República da Rússia. Tenho 52 anos, empresário / empresário. Certa vez, tive dificuldades em financiar meu projeto / negócio, se não fosse por um bom amigo meu que me apresentou a Benjamin Lee para obter um empréstimo no valor de US $ 250.000 de sua empresa. Quando os contatei, levou apenas cinco dias úteis para concluir e transferir meu processo de empréstimo para minha conta. Mesmo com um histórico de crédito ruim, eles ainda oferecem seu serviço a você. Eles também oferecem todos os tipos de empréstimos, como empréstimos comerciais, empréstimos à habitação, empréstimos pessoais, empréstimos para carros. Não sei como agradecê-los pelo que fizeram por mim, mas Deus os recompensará de acordo com suas riquezas em glória. Se você precisar de uma assistência financeira urgente, entre em contato hoje mesmo via e-mail lfdsloans@outlook.com Informações do WhatsApp ... + 1-989-394-3740