sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um dia para guardar na memória

Dow Jones diário - foi testar o último fundo. Incrível!


Os gráficos postados do Dow Jones refletem o que foi o dia de ontem 06 de maio, com o Ibovespa chegando à mínima de 60.774,25 pontos (-6,38%) e o Dow Jones a 9.869,62 pontos (-9,19%).  É bem verdade que o fechamento do pregão foi bem mais calmo, com o Ibov caindo 2,31% e o Dow Jones caindo 3,20%. Só. O volume do Ibov foi monstruoso. Mais de 10 bilhões.


 
DJI 5 min

O motivo? Uns falam em Grécia, Portugal e Espanha e o risco sistêmico de quebradeira na Europa. Outros falam em erro operacional com as ações da P&G nos Estados Unidos, o que gerou um efeito em cadeia com operações L&S, entre outras, sendo desencadeadas automaticamente por sistemas de negociação, os famosos "robozinhos".

 Na verdade, penso que o que aconteceu ONTEM isoladamente pouco nos interessa. Mas o atual quadro, reforçado pela saída do capital estrangeiro, dia após dia, já acendeu a luz amarela. Vale ficar atento e cuidar para não ficar eufórico e nem apavorado para não perder dinheiro.

Abaixo segue uma tabelinha com a variação de alguns papéis.

                                               

                                                

3 comentários:

Hermenegildo Chapuleta disse...

Rombo no Dow Jones: entenda o que aconteceu
O que parecia ser um dia ruim nos mercados mundiais ontem, acabou se tornando péssimo. Por volta das 15h00 de ontem (horário de Brasília) o índice Dow Jones fez um movimento atípico de queda. Em quinze minutos o índice caiu quase 7%, além do movimento de queda que vinha apresentando no dia. Nos próximos quinze minutos seguintes o índice Dow Jones praticamente recuperou toda a queda, deixando os investidores sem entender o que estava acontecendo. A provável causa segundo Larry Leibowitz, diretor de operações da Bolsa de Valores de Nova York, foi um erro no sistema de negociação de alguma grande firma de investimento, ocasionando 19 trades serem registrados a um centavo cada, em um intervalo de sete segundos. Essa anomalia fez com que diversas ações blue-chip norte-americanas caíssem mais de 90% em minutos, para no final do dia recuperarem as perdas. Aparentemente as ordens problemáticas vieram da bolsa Nasdaq e a mesma informou que irá cancelar todas as negociações que foram comprovadamente falhas. Os efeitos do evento causaram sérios prejuízos no mundo inteiro, pelo fato de a bolsa norte-americana ser referência para os investidores. No Brasil o efeito nas ações foi transitório com as cotações recuperando seus preços juntamente com o índice Dow Jones. O maior estrago foi no câmbio, que num movimento de pânico levou o dólar a ser cotado acima R$ 1,90.

Eduardo Machado disse...

Sinistro!

Mas eu estive pensando que isso nem foi acidente. Pode ter sido um teste de estratégia para ver o comportamento do mercado robô com variações "montro" em intervalos pequenos de tempo.

Convenhamos que isso é anormal, e para um humano ainda é possível parar e analisar antes de uma decisão desastrosa, mas para um robo não existe isso; ele tem a regra dele e vai agir como programado...

Agora imagina o seguinte: para fazer tal estrago houve um prejuízo enorme, MAS com uma segunda leva de capital conseguem imaginar o que poderia ser comprado em bolsas em TODO O MUNDO a preço de banana????

Conseguem imaginar comprando blue-chips americanas com desconto de 90%!?!?!?!?

Pra mim isso foi só um teste maior, imagino que operações semelhantes (mas com menor poder de influência) passem a ocorrer...
O negócio é saber dosar a força pra cair menos, e ninguém reparar.
;)

Isso é coisa de quem tem bala na agulha... ehhehehehe...

Guilherme disse...

kkkkkkkkkkkk
eu imagina retração de 61
38
mas 100% ? caaaaarai
foi fogo
mas eu entrei em pouco panico e aproveitei para comprar barato