quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como proteger a carteira - dicas

Já comentei aqui que não acredito na venda de opções como forma de proteger carteira de ações. E isso pq o colega lançador de opções pode ganhar 3, 5 ou 10 vezes, mas o mercado em algum momento fará um movimento tão forte que até para rolagens ficará difícil.

Claro que ainda falta muito para o exercício, mas basta ver o comportamento da BVMF3 e tentar imaguinar como que o lançado rolaria F11 para G11 se o papel der mais meia ou 1 ou 2 pancadas iguais as de ontem até o exercício.

Outra coisa que o lançador poderia imaginar é o que ele faria com o prêmio de 2 reais para quem lançou VALEF50 há 1 mês. De lá para cá o papel perdeu mais de 10,00 e o caboclo ganhou apenas 2,00. Ótimo. O PIOR É SE ELE LANÇAR AGORA A VALEG44, (muito fora do dinheiro, né) e o papel for a 50,00. É possível? Claro! O babaca provavelmente perderá seus papéis (Falei babaca por que foi assim que me senti quando aconteceu comigo, rsrs).

Agora, respondendo ao amigo que perguntou a maneira de proteger a carteira de ações nesses momentos de grande volatilidade e perspectiva de "ferro", vamos separar as estratégias para 2 tipos:

1- O especulador, o trader

Simples. Ao entrar na operação o sujeito tem que estabelecer o stop. Como ele está preocupado é com os movimentos da massa pra se dar bem, ele identifica os pontos de entrada e, principalmente, de saída da operação antes mesmo de começar.


2- O investidor de longo prazo

a) Escolher a ação pelos fundamentos.

* Verificar no site de relações com investidores da empresa o seu relatório.
* Comparar VPA, P/L, Ebtida, ROE.

b) Dar preferência, sobretudo nos momentos de ferroada, às empresas boas pagadoras de dividendos. Setor elétrico, telefonia, saneamento, consumo interno, são empresas que costumam pagar bons dividendos.

Lembrar que nos momentos de euforia essas empresas costumam ficar para trás em relação ao índice.

c) Não vender as ações.

* Assim como é natural querer comprar um papel que explodiu achando que a subida nunca mais vai parar( caso recente de USIM5 a 65,00 achando que ela vai a 80,00 em dias), é natural querer vender as empresas quando elas caem muito. É psicológico. Normalmente, depois que o inconsciente coletivo chega em um nível tal que provoca essas vendas, aí é que o mercado recupera. Então não venda suas ações de LP só pq caíram muito. Se possível, compre mais.

* No entanto, se mudar alguma das premissas que levou vc a comprar a ação, aí é diferente. Vc pode até vender aquela ação, mas não foi simplesmente pq sua cotação desabou.

d) Montar uma carteira devidamente diversificada.

* Boas empresas também cometem erros. Vide o caso da Sadia e da Aracruz em 2008, quando operações com derivativos cambiais quase quebraram as empresas. Portanto, é interessante para o investidor de longo prazo que divida seu portfolio em partes. A parte referente à renda variável, ele pode dividir em subpartes e aplicar em ações de setores diferentes. E dentro do setor escolhido, se meu capital é um pouco maior e me permite isso, é bom que eu divida entre 2 ou 3 empresas, de acordo com meu montante total.


PS: Hermenegildo Chapuleta não é agente autônomo de investimentos, nem gestor de carteiras, nem gurú financeiro e não é certificado por nada, nem ninguém. É apenas um investidor pessoa física que já tomou muito na cabeça tentando se dar bem.

7 comentários:

Unknown disse...

oláaaaa
olha laaaa dando sequencia no combo louco martelo martelo invertido
hj eh engolfo de alta
e amanham engolfo de baixa
p fechar o semanaaaaal aHahhaa

Adonay disse...

Uma boa alternativa para operar na bolsa de valores com segurança é utilizar as opções de PUT, eu acho mais interessante do que usar STOP.
1 - Quando se compra uma opção de put vc garante que no exercicio da opção se o ativo estiver mais barato que o strike, vc pode exercer a opção e comprar mais ativos mais baratos, se o ativo estiver mais caro, a opção vira pó e vc só perde akeles trocados que gastou para comprar;
2 - vc fica imune as oscilações do mercado, só precisa ver o mercado quando estiver perto da data de exercicio;
Problema:
1 - as opções de PUT não tem liquidez alguma, logo, o lance é deixar virar pó na sua mão ou exercer quando lhe convier
2 - apenas a petro mantem um mercado muito pífio desse tipo de opção...

Ae chapu tirou as postagens anonimas porque? Quero voltar a postar anonimamente, assim é muito ruim, nem da para esculachar, hehehehe...

roberto villela disse...

kkk...eu me divertia com os posts engracadinhos ( nada que se compare ao ilustre e hilario chapa...)...mas foi uma otima ideia ter banido os anonimos...

Hermenegildo Chapuleta disse...

Opa

eu também gostava dos comentários anônimos, até pq me divertia com as pérolas aqui postadas pelos corajosos anônimos.

O fato é que um único camarada estava insistindo em fazer piadinha com uma outra blogueira. Se fizesse piadinha a respeito do Chapuleta, eu ia dar risada e só. Mas ficar tentando desmerecer outra pessoa que nem é do blog, agora até pode, mas tem que deixar o nome aqui.

Engraçado, a figura sumiu, hehe. Pq será?

Rei das Blue Chips disse...

Muito COOL este post.

Mais uma vez CHapu dando sua contribuição à educação financeira nacional.

Quero ver vc entrevistado no Fantástico, Chapu (se for, avise-me antes pq nem assisto àquela joça). Quando for lá, comente sobre os amigos e os trades mamão com açucar do Rei das Blue Chips, kkkkkk

Adonay disse...

Ow chapu, mas vc podia tirar os comentários que fossem impertinentes e deixar somente os legais... o vendedor coberto era legal, hehehehehehe (era eu...)

Jean Carlo Gugel disse...

Putz!!! Depois de hoje até VALEF50 vai exercer! Que LOUCURA... Depois dizem lá no meu curso de economia que os mercados são racionais...