sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BOZÓ pede ajuda ao blog


"Prezado Hermenegildo do Blog Bolsa Feliz
Não sei se lembra de mim, trabalhei na Globo nos anos 70 e 80, onde fazia muito sucesso. Mas, cansado de fazer papel de Bozó e ser motivo de chacota, me retirei do ar e fui gastar a minha grana por aí. Só que hoje, já cansado e com minha fortuna bastante diminuída, resolvi fazer umas aplicações pra ganhar algum. Até que conheci numa lan house uma mulher sensacional: é a Deitreidina, que vendo as minhas consultas na internet me perguntou se eu tava afim de se dar bem. Claro que sim!
Foi aí que ela me disse que aqui na Bolsa é fácil ganhar dinheiro.
Então, abri minha conta na corretora e comecei a ficar de zóio aberto pra uma oportunidade. Até que na semana passada eu soube que a VALE ia divulgar balanço. Eu que de bozó só tenho o nome, vi que no início do pregão o papel começou a subir e entrei comprando. Infelizmente o mercado não ajudou e o papel fechou pra baixo, mas eu tava tranquilo, aguardando o balanço. Depois do fechamento do mercado, a VALE divulgou o resultado. O lucro caiu 81,5% em relação ao mesmo período do ano passado. FERRO.
Meus papéis caíram 2% no after. Eu pensei: 'Já que a empresa deu para trás, eu vendo agora os meus papéis e vendo mais um pouco a descoberto. Amanhã a VALE abre com gap de baixa e recompro os papéis mais baratos, embolsando esse lucro fácil.´
Então vendi no prejuízo no after e mais a mesma qtde da carteira a descoberto.
No dia seguinte, pra cima. papel subiu e eu tive que recomprar com alta de 2%. Prejuízo total: 5% de 1 dia pro outro.
Fui atrás da Deitreidina P da vida. Aí ela me falou:"Não Bozó, na Bolsa é sempre o contrário: quando o resultado vem bom, o papel cai. Quando o resultado vem ruim, o papel sobe."
"Ahhhhh, entendi", respondi.
Aí, essa semana eu já mais experiente, fiquei de zóio aberto na divulgação do resultado da GGBR4. Saiu: Gerdau tem prejuízo de R$ 329 milhões no trimestre.
Pronto, se o papel vai pra direção contrária do balanço, a Vale teve lucros menores o papel subiu. Logo imaginei que a Gerdau tendo prejuízo, o papel iria exprodir pra cima. Seguindo o raciocínio da Deitreidina, era só comprar pra ganhar dinheiro e recuperar meu prejuízo da semana anterior. Comprei, o papel caiu 2,5%.
Então te pergunto, Hermenegildo. Que sacanagem é essa?
Como é que eu faço pra também se dar bem?
Abçs
Bozó
PS: caso não se lembre de mim, veja esse meu vídeo no Youtube"
Ha, ha, ha
Essa até eu já aprendi, Bozó (oq não quer dizer que eu não insista tentando).
Bolsa trabalha com expectativa futura, balanço de empresa retrata período passado. No caso da VALE, provavelmente a reação do mercado num primeiro momento (no after) foi formada pelas sardinhas nervosas e a subida do dia seguinte sinalizou que o mercado olhou pra frente. O péssimo desempenho trimestral indica talvez o fundo do poço pra companhia, que voltou suas atenções para a China na pressão e espera uma retomada do crescimento ainda este ano.
Já a Gerdau pode não contar com a mesma expectativa, na mesma intensidade, além de já estar hoje com uma relação P/VPA mais cara.
De qualquer forma, fica o ensinamento. Operar balanço, ainda mais num prazo tão curtinho, como daytrade ou swingtrade, é FERRO na grande maioria das vezes. Mas não desista, vamos continuar tentando. Bolsa é persistência, Bozó. Uma hora vai!
A propósito, já ouviu falar de MILK11 e KEPL3? rs
Abçs

5 comentários:

Líbera Margem disse...

Que blog maneiro! Parabéns, tive uma crise de risos. Eu também quero "se" dar bem!!! Ah! Diz pra Daytradinha me ligar, a dica de compra q ela me passou me deu -3% e quase pulou meu STOP, mas vou continuar tentando... Enquanto houver conta margem há esperança.

Hermenegildo Chapuleta disse...

Obrigado, companheiro Libera Margem. Pode deixar que dou o recado pra Deitreidina. Ela vai gostar muito de trocar idéias com vc. Ela é viciada nesses assuntos, só fala disso.
Abçs

Teco disse...

A Bovespa ta bombando , toda sorte pra vc e vou acompanhar o blog ! Ta mto massa kra! Parabens!
Vamos ver se essas malditas Small Caps viram nessa semana, a maldita JBDU4 parece um mico mas vamos acompanhar! abraco!

Anônimo disse...

KKKK

Hermenegildo pq vc as vezes entra com outro nick? corrigiu rapido hein?

Chip monkey

Hermenegildo Chapuleta disse...

É só pra ficar mais coerente, Chip Monkey. Pra não misturar o personagem com a pessoa. É que a pessoa não necessariamente pensa como a personagem.
Abçs