quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Documento histórico


Algumas coisas no HB acima "talvez" nunca mais serão vistas: a data (hehehe), o papel UBBR11, PETR a 18,xx e VALE5 a 21,xx.


Em dezembro de 2008, depois do Ibov ir passear na região dos 29 mil pontos, a Bolsa já tinha recuperado os 35k pontos. PETR4 tinha deixado os 16,xx pra trás e VALE5 tinha respirado um pouquinho.

Obviamente que os papéis estavam muito muito baratos. Sob quaisquer aspectos, principalmente em termos dos múltiplos. Blue Chip do porte de uma Petrobrás, do porte de uma VALE, sendo negociada praticamente pelo VPA, só não compra quem tá sem dinheiro ou sem juízo.

Mas como a maioria dos investidores são movidos por SENTIMENTOS, muitos estavam aproveitando essa respirada dos papéis para vende-los. Exatamente: tinha gente vendendo PETR4 a 18,50 achando que estava abafando. O sentimento naquele momento era muito negativo.

Hoje, 8 meses depois, aqueles mesmos investidores estão se estapeando pra comprar PETR4 a 32,xx. O sentimento mudou completamente de lá pra cá. A economia talvez não tenha mudado na mesma proporção.

E sabe de uma coisa? Por incrível que pareça, na próxima vez que o mercado der para trás com essa violência, muitos investidores vão repetir essa insanidade. Vão vender lá na bacia das almas pra comprar no topo do mundo, nos recordes. Tudo em função do SENTIMENTO.

Alguém dúvida?

4 comentários:

Roriz disse...

Eu era um que tava vendendo.
Se arrependimento matasse.

Anônimo disse...

Esse é o mercado, amigo. Desde que a bolsa existe é isso que acontece. Só acho sacanagem ficar tripudiando dos outros.

Anônimo disse...

Pior foi o Vovô do Bolsa Hoje

Assistiu a entrevista do Roubini e entrou vendido em PETR4 a 17,00 hahahah

Termadão

Anônimo disse...

Hahaha, eu também salvei umas telas dessas aí. É pra sempre lembrar que renda variável vareia mesmo!

E também pra sentir muita raiva quando lembro que comprei VALE5 A 22,xx e vendi correndo a 25,80, achando que era o melhor negócio do mundo, já que era apenas "REPIQUE contra a tendência", e o mercado iria voltar a cair, e eu iria recomprar as VALE5 A 19,XX de novo, e voltar a se dar bem.

Essa vida de investidor é soda.

Agripino da Margem